Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Guarda Municipal de Petrolina Chega aos 18 anos de Existência


Criada com a finalidade de manter a ordem nos parques, praças e jardins públicos, fazer a vigilância dos prédios públicos municipais, fiscalizar serviços em parques, jardins e outros logradouros e equipamentos públicos municipais e desempenhar funções ligadas ao patrimônio público e ao bem-estar social, a Guarda Municipal de Petrolina completou a maioridade nesta sexta-feira (27).

Criada no dia 27 de abril de 1994, a Corporação vai comemorar 18 anos de existência com um legado de conquistas registrado durante esse tempo. Além de capacitações e cursos, a corporação conquistou um amplo espaço, ao mesmo tempo em que adquiriu o direito do porte de arma e sede própria.
A Guarda tem auxiliado, cada vez mais, as autoridades civis e militares no trabalho da polícia de trânsito e ordem pública, junto à comunidade, na prestação de primeiros socorros e na orientação turística aos visitantes.

Para o comandante da corporação, José Juraci do Nascimento Silva, o momento é ímpar para os 118 profissionais que lembram o caminho percorrido até atingir a data representativa de 18 anos. “Foram, de fato, muitas conquistas como o porte de arma e a sede própria, que será entregue neste ano. Esperamos crescer ainda muito mais para continuar prestando um bom serviço à comunidade de Petrolina. As ações integradas com as forças armadas são cada dia mais constantes, resultado do trabalho feito para qualificar a corporação e manter o foco de crescimento, estando a população certa de que poder contar com a Guarda Municipal”, explicou.

Com diversos segmentos de atuação, no último ano a Guarda Municipal também ganhou mais uma função operacional, o Comando de Operações Integradas (COI).

Responsabilidade

O setor, que é composto por 50 guardas, foi implantado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (responsável pela Guarda Municipal, Grupamento de Vigilância e Defesa Civil). Entre as funções do grupamento, composto pelos GMs da linha de frente, está a segurança redobrada do patrimônio público e serviços similiares. O COI também será responsável pelo sistema de videomonitoramento e monitoramento eletrônico, que está em fase de implantação no município. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura.

Apucaranenses Falam sobre o Trabalho da Guarda Municipal e o Uso da Taser





No sábado (28), a Guarda Municipal de Apucarana abordou um homem no Lago Jaboti. Usuário de drogas, o rapaz reagiu à abordagem e atacou os guardas. Foi preciso força física e o uso da taser, a arma de choque da Guarda Municipal.

Guarda Metropolitana Vai Reforçar Segurança no Entorno da Fórmula Indy para Evitar Comércio Ilegal

                   Efetivo estará presente nos quatro dias e vai contar com efetivo de 290 guardas


A Guarda Civil Metropolitana vai aumentar a segurança no entorno da Fórmula Indy, no Anhembi, para evitar o comércio ilegal na região. Serão 290 guardas e 90 viaturas - entre veículos, bases comunitárias móveis, motos e micro-ônibus –, que estarão presentes em todos os dias das corridas.
De acordo com a GCM, a ação terá como prioridade coibir a instalação do comércio ambulante irregular na região, prestando atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de risco para serviço social (equipamentos municipais), orientação ao público como áreas de entrada do evento, estacionamentos, bolsões, onde pegar ônibus especiais.

Durante os quatro dias do evento, equipes da Guarda Civil Metropolitana estarão presentes 24 horas na sala de situação da Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da Corporação, repassando informações relevantes para o efetivo na região.
Quem ver uma irregularidade, também pode ligar no telefone 153, de emergência da Guarda Civil Metropolitana, ou para o 190 da Polícia Militar.

Guarda Municipal Inicia Projeto de Cidadania com Alunos da Rede Estadual

                          O GPEM na rede estadual vai formar patrulheiros mirins multiplicadores

 O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB),  e a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professora Maria Onide Balan Sardinha, lançaram nesta quinta-feira (26/04), o Grupo Patrulha Escolar Mirim para alunos da rede estadual. A iniciativa, que já está consolidada entre os estudantes da rede municipal, começará formando alunos dos 6º e 7º anos das escolas estaduais Carlos Massareto, José Anchieta e Vale do Saber/Caic. O conteúdo de formação é ministrado pelos GMs Fábio, De Andrade e Ednando, envolvendo ensino de educação para o trânsito, conteúdos de ordem unida, hierarquia e disciplina, convivência entre colegas de escola, prevenção de conflitos e pequenos delitos, segurança e combate às drogas, primeiros socorros, crime ambiental, Defesa Civil, visitas técnicas a empresas e outros locais de interesse dentro da proposta do projeto.

O lançamento da iniciativa aconteceu em ato no salão nobre da Prefeitura de Apucarana e reuniu parceiros e convidados. Para a realização das atividades, o GPEM conta com a parceria de entidades como a Autarquia Municipal de Educação (AME), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental Força Verde, Polícia Militar, Exército Brasileiro, SAMU 192 e Polícia Rodoviária Federal. “Iniciamos agora mais este trabalho com bastante entusiasmo e só temos a agradecer a oportunidade, onde procuramos somar com a escola, com os pais, dando auxílio na educação. O nosso maior foco é a disciplina. Se as pessoas respeitam o trânsito, respeitam o meio ambiente, vão saber respeitar o próximo”, assinalou o GM Fábio de Souza.

Já falando em expansão da parceria para outras escolas estaduais de Apucarana, a chefe do NRE parabenizou a Guarda Municipal pela iniciativa. “Não tenho dúvidas de que este projeto será um sucesso em nossa rede e será ampliado. Certamente vai contribuir muito com a cidadania de nossos alunos. Agradecemos ao município por esta parceria muito importante”, disse professora Maria Onide.

O GPEM na rede estadual vai formar patrulheiros mirins multiplicadores. Uma vez capacitados, um grupo de alunos ficará responsável – sob supervisão da GMA – pela monitoria de mais patrulheiros.

A solenidade de assinatura da parceria contou ainda com a presença de parceiros de responsabilidade social do GPEM, como as empresas Kicker Bonés e Construtora Hirose, bem como operacionais e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg), Rildo Galeriani.

PESQUISA IBOPE APONTA QUE A GUARDA MUNICIPAL É A TERCEIRA FORÇA NA QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS





PESQUISA IBOPe APONTA QUE A GUARDA MUNICIPAL É A TERCEIRA FORÇA NA QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS
 
No que diz respeito à eficiência das instituições públicas responsáveis direta ou indiretamente pela questão de segurança no país, há um claro reconhecimento do trabalho das Forças Armadas, Polícia Federal e das Guardas Municipais, no outro extremo, uma alta insatisfação com o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.
Apenas no caso das Forças Armadas e da Polícia Federal mais da metade dos entrevistados, que externaram sua opinião consideram as instituições “ótima” ou “boa”: 63% e 60%, respectivamente. logo em seguida vem a Guarda Municipal, na terceira posição, com 42%, à frente da Policia Civil (35%) e a Policia Militar (34%) 6º e 7º colocados respectivamente. No caso do Congresso Nacional, esse percentual cai para 23%, alcançando 30% para o Poder Judiciário e os agentes penitenciários.
Os percentuais foram recalculados, excluindo-se as opções “não se aplica”, “não sabe”, “não conhece” e aqueles que não responderam.
 
veja íntegra da pesquisa clicando no link abaixo:
http://www.ibope.com.br/download/111019_cni_seguranca.pdf

"O povo é a polícia e a polícia é povo, a polícia nada mais é que
aqueles, pagos e uniformizados, para fazer aquilo que é dever de todos
nós."...........................Sir Robert Peel; Pai do Policiamento Moderno (1788 - 1850)

O maior desafio para manutenção do estado de direito no Brasil é alicerçar ao servidor público policial, seja ele Federal, Estadual e Municipal condições relevantes para o trabalho necessário na segurança pública.

Apoiado pelo Subinspetor S.Santos - GMRIO
Gestor de Segurança Pública Municipal
Gestor de Recursos Humanos

Guardas Municipais Encontram R$ 1 Milhão no Porta-Malas de Van

Ocupantes do veículo teriam oferecido toda a quantia em dinheiro para os guardas, desde que eles não os prendessem.

Guardas Municipais de Foz do Iguaçu encontraram, na manhã deste sábado (28), R$ 1 milhão escondido no porta-malas de uma van com placas do Paraguai. A abordagem aconteceu depois que os servidores viram o motorista falando ao celular enquanto dirigia, na Vila Portes. As notas de dinheiro estavam enroladas em pacotes. A princípio os Guardas Municipais imaginaram se tratar de drogas, o que não foi confirmado. Na van estava o motorista paraguaio e um casal de São Paulo. Os três foram encaminhados para a Polícia Federal de Foz do Iguaçu e deverão comprovar a licitude do dinheiro. Conforme o site Tribuna Popular, o trio teria oferecido toda a quantia de dinheiro para os Guardas Municipais, desde que eles os liberassem. A proposta não foi aceita e os três acabaram encaminhados à delegacia mais próxima do local.

Homenagem ao Dia do Trabalhahor

No dia que antecede uma data muito importante para todos os brasileiros, qual seja 1º de maio (dia do Trabalhador), onde se comemora desde 1895 e que somente a partir de setembro de 1925 se tornou feriado nacional, aproveitamos a oportunidade para homenagear um brasileiro que assim como muitos acaba tendo duas ou mais profissões, para manter o sustento do lar e a sua satisfação pessoal enquanto cidadão, cumpridor dos seus deveres e obrigações.
Muitos poderiam estar neste rol de homenageados, porém pela falta de espaço para colocar o nome de todos os honrosos pais e mães de família que trabalham dia e noite, buscando sempre prover o lar com o alimento e principalmente com o exemplo de dignidade e respeito. Cônscio de que teria que eleger um para representar a todos de maneira simbólica, por aproximação e respeito, escolhi o Sr. Marcos Daniel de Camargo para ser homenageado.
Quem é esse Marcos, alguém conhece ou já ouviu falar dele?
Sim e não, depende onde e quando.

GM CAMARGO
Pois bem, vou esclarecer, Marcos Daniel de Camargo em 08 de agosto de 1988 iniciou suas atividades laborais na Guarda Municipal de Curitiba, desde então é conhecido como Guarda Municipal Camargo, após o seu ingresso até a presente data, sempre teve uma ficha funcional imaculada e invejável, responsável e trabalhador exemplar vem ao longo dos quase 24 anos de serviço trazendo mais paz e tranquilidade a população curitibana. Atualmente somado ao seu serviço de patrulhamento ostensivo preventivo, trabalha como docente na Gerência de Ensino da Guarda Municipal.
Sua formação superior é voltada a educação e cultura tendo formação em Pedagogia, e em teologia, ou seja, além de Guarda Municipal é também um Pedagogo e um Teólogo.
Aparentemente tudo isso já seria o suficiente, porém como ressaltamos anteriormente, o GM Camargo sempre procurou correr atrás dos seus ideais aos quais nunca abriu mão, com isso em um passado não muito distante pude ver o nosso amigo nos seus momentos de folga treinando, estudando e treinando, assim, como não poderia ser diferente conquistou mais uma gloria, qual seja, se formou em 1998 pela Federação Paranaense de Futebol, tornando-se árbitro de futebol vindo a pertencer ao seleto quadro nacional de árbitros, onde acaba sendo designado para apitar os jogos dos campeonatos nacionais.


Arbitro Marcos Daniel de Camargo

Meus cumprimentos ao meu amigo Guarda Municipal e Árbitro Marcos Daniel de Camargo, assim como meus cumprimentos a todos os brasileiros e brasileiras em especial aos policiais federais, civis, militares e Guardas Municipais, que mesmo com todas as dificuldades e percalços que a profissão lhes impõe ainda assim buscam forças suficientes para trabalhar, estudar, crescer e sempre dar o melhor de si, independente do governante que hoje esta administrando e sua errônea visão sobre Segurança Pública e sobre estes honrosos profissionais.

Guarda Municipal Prende Indivíduo com Droga no Turiguara

  






No último sábado(28), por volta das 22:00hs, a equipe de ROMU A/B da Guarda Municipal de Cotia, em patrulhamento pelo bairro do Turiguara, se deparou com três indivíduos em atitude suspeita.
 
Na abordagem, após revista pessoal, os guardas encontraram com um dos indivíduos, D.T., de 19 anos, cerca de 48 Eppendorf contendo cocaína, 18 trouxinhas de maconha, 13 pedras de Crack e R$ 230,00 em especie trocado, proveniente da venda de entorpecente. Ele confirmou que praticava o comércio de entorpecente há cerca de uma semana, e que próximo a ele teria mais uma sacola contendo mais entorpecente. A sacola foi localizada posteriormente, contendo mais 46 Eppendorf com cocaína e 02 Pedras de Crack.

O rapaz foi conduzido a Delegacia de Cotia, juntamente com os dois usuários, R.G. de 34 anos e GM.O., de 32 anos que ali estavam para compra do entorpecente.
 
O Delegado de Plantão Dr. Carlos Eduardo de Souza, ratificou a voz de prisão em flagrante e recolheu D.T. à Cadeia Pública de Cotia. Ele foi indiciado por tráfico de drogas. Os outros dois foram liberados por serem apenas usuários. Foi elaborado o BOPC nº 2913/12 bem como requisitando o exame de constatação de substância tóxica no IC (Instituto de Criminalística) de Taboão da Serra-SP.
Lá, a droga foi constatada positivamente, pelo laudo de Nº 190169/12, sendo:
 
 94 Eppendorfs de COCAÍNA = 64,5gm , 
15 Pedras de CRACK = 4,7gm, 
 18 Trouxinhas de MACONHA = 25,5gm, 
e R$ 230,00 (duzentos e trinta reais).
Atenderam a ocorrência a ROMU 005, GM´s Almeida da Silva, Reinaldo, Otávio e Souza Lima e ROMU 003, Inspetor J. Roberto, Alessandro e Saldanha.

domingo, 29 de abril de 2012

GUARDAS MUNIIPAIS DE BOA VISTA PARALIZARAM OS SERVIÇOS POR 24 HORAS.

Nesta quinta-feira (26/04), os Guardas Municipais de Boa Vista fizeram uma paralisação de 24 horas como forma de indignação em frente a sede da Guarda Municipal contra as ações do novo secretário (Frankeberg Galvão). Pois desde que o mesmo assumiu está com falta de compromisso com a corporação. Ele acabou com o Canil da Guarda , todas as viaturas estão inoperantes, juntamente com as motos, todos os coletes estão vencidos.  E ainda esta querendo obrigar os Guardas Municipais a fazerem patrulhamento a pé nas praças sem nenhuma condição de trabalho.



                   Abaixo uma matéria da época em que o Canil realizava apresentações diversas.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010


CANIL DA GUARDA MUNICIPAL FAZ APRESENTAÇÃO PARA ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS 

O Canil da Guarda Municipal (GTAM) com o apoio do Grupo de Ações Motorizadas (GAM) está realizando apresentações com cães, para alunos das escolas municipais de Boa Vista. É realizada apresentação de show dog e de como é feito abordagens com cães. Durante as apresentações os alunos e funcionários da escola têm a oportunidade de interagir com os cães.

O mais importante desse trabalho é a aproximação com a sociedade e a integração com as crianças. Muitas vezes, elas têm uma visão de que o GM e o seu cão são bravos ou até ruins e mostramos que estamos do lado deles, que somos amigos. A finalidade do CANIL é treinar e utilizar os cães nas diversas missões tangentes a GM, visando sempre a preservação da ordem pública.

Guarda Municipal de São José dos Campos Utiliza Base Móvel em Eventos

  


A unidade móvel da Guarda Municipal tem sido utilizada para reforçar a segurança da população nos eventos promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos. A base foi entregue no dia 7 de março deste ano.

Hoje, sábado (28), a unidade móvel será utilizada na Ação Juventude no poliesportivo do Campo dos Alemães, das 8h às 18h. Na Festa do Trabalhador, na terça-feira (1º de Maio), no bairro Novo Horizonte, a base será usada a partir das 18h. Além da unidade móvel, a corporação também reforça a segurança nos eventos com guardas municipais em viaturas e motos.

A unidade móvel possui uma câmera de vigilância na parte superior externa e equipamentos de videomonitoramento dentro do veículo. As imagens captadas pela câmera são gravadas e também enviadas em tempo real para o Centro de Operações Integradas (COI). A câmera visualiza imagens até 1,5 km de distância.

A Base Móvel também já foi utilizada pela Guarda Municipal na Festa do Mineiro, realizada no Parque da Cidade de 20 a 22 de abril.

No ano passado a Guarda Municipal recebeu dez motos e 20 novos carros que substituíram os veículos mais antigos da frota.

Menor é Detido Após Tentativa de Assalto à Dois Adolescentes

  



Um menor foi detido pela Guarda Municipal e pela Polícia Civil por volta das 11 horas dessa quinta-feira(26), após tentar roubar o celular de dois adolescentes próximo á Praça Niso Viana, na Granja Viana.
Os jovens voltavam do Shopping, quando foram abordados por L., de 14 anos. Com a mão embaixo da blusa, ele simulou estar armado e mandou que os meninos entregassem os celulares.
 

Os jovens perceberam que não havia nenhuma arma com o menor e foram prá cima dele, que saiu correndo em direção à Rua José Félix de Oliveira.

Uma viatura da Guarda Municipal que estava em operação com a Polícia Civil na região, foi avisada e acabou logrando êxito em localizar e deter o menor em frente à Cultura Inglesa.

Ele foi encaminhado ao 2º DP da Granja Viana, onde foi registrado o B.O. 742/2012. Segundo os Guardas, os pais do menor já morreram e ele vive em Caucaia, com a avó de 77 anos, para quem ele foi entregue.

A ocorrência foi atendida pela viatura 1010, GM´s Fontoura e Gilvan, com apoio de outras viaturas da Equipe C e do chefe dos investigadores da Polícia Civil do 2º DP de Cotia, Marco Aurélio.

Guarda Municipal Prende Dois Homens com 400g de Droga na Água Espraiada


Na última quarta-feira(25), por volta das 13:10hs, em patrulhamento pelo bairro da Água Espraiada, em Caucaia do Alto, a Guarda Municipal se deparou com três indivíduos dentro de um veículo VW Voyage prata com placas de Cotia.
Ao avistarem a viatura, os três esboçaram atitude suspeita. Como os Guardas já tinham denúncia de dois deles referente à tráfico, acharam por bem abordá-los.
Na busca pessoal nada de ilícito foi localizado, porém, ao verificarem o chassi do veículo, foi encontrado ao lado do motor e das palhetas do pára-brisa 15 ependorfs contendo cocaína (400g). O motorista e proprietário do veículo, L.D.O.M., de 19 anos, morador do bairro Cândido Pinto, informou aos Guardas que a droga era sua.
Nesse momento, um dos outros indivíduos, J.P.O.C., de 20 anos, ao perceber que a guarnição localizara a droga, tentou fugir e acabou sendo detido com o apoio de outra viatura. Segundo os Guardas, ele já tem passagem pela polícia e é o mesmo homem que fugiu da Guarda Municipal algemado em novembro do ano passado.
Foi dada voz de prisão e os três foram conduzidos ao 1º DP de Cotia, juntamente com o veículo e a droga.
Lá, a autoridade policial ratificou a voz de prisão de J.P.O.C. e de L.D.O.M., confeccionando o  B.O. de natureza "trafico de entorpecente/ associação ao tráfico" e recolhendo os indiciados à Cadeia Pública de Cotia.
O terceiro indivíduo, B.S.P., de 19 anos, foi liberado, pois segundo a polícia, estava apenas pegando uma carona e não havia nada contra ele, o que foi confirmado pelos que foram presos.
Atenderam a ocorrência a viatura 1019, GM´s Igor e Damasceno, com apoio da viatura , Cel. Oliveira e GM Gilmar Pires.

Polícia Civil e Guarda Municipal Realizam "Operação Touro"em Cotia


 




A Polícia Civil de Carapicuíba realizou nessa quinta-feira(26), a Operação denominada Touro.
A Operação foi realizada das 9:00 às 17:00hs, no âmbito dos oito municípios de abrangência da Seccional de Carapicuíba. Em Cotia, a Operação foi realizada em conjunto com a Guarda Municipal.
O objetivo da operação foi coibir a prática de Furto, Roubo, Furto de Veículo, Roubo de Veículo, Tráfico de Drogas, Jogos de Azar, Pirataria, etc. Para tanto foi utilizado um efetivo de 180 Policiais Civis e 60 viaturas.
Confira os resultados da Operação em Cotia, realizada em conjunto com a Guarda Municipal:
(Delegacia Central, 1º DP de Caucaia, 2º DP da Granja Viana e Delegacia da Mulher -DDM).
E dos municípios vizinhos à Cotia, pertencentes à Seccional de Carapicuíba:
(Barueri e Carapicuíba)
(Itapevi, Jandira, e Vargem Grande Paulista)
Resultados:
A Operação Touro teve um total de 2.536 pessoas abordadas, sendo 23 presos em flagrante, 71 presos por mandado (preventiva/temporária), 27 capturas de procurado (titalizando 121 prisões), 12 menores apreendidos, sendo ainda apreendidos 104 veículos, 4 armas de fogo, e 27 máquinas caça-níqueis/video poker, além da apreensão de drogas, como 14g de maconha, 12g de crack e 5.736,89g de cocaína.