Seguidores

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SURPRESA!!!

            
            
              Nesta manhã (31/01), a corporação da Guarda Municipal de Cocal foi surpreendida ao receber seus proventos, pois os mesmos foram realizados de maneira em discordância com os direitos adquiridos em acordo realizado segundo a Lei 12.740/2012 no inciso II, que reza o seguinte: roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial (Adicional de Periculosidade - 30%). Sendo assim, todos os colegas Guardas Municipais de Cocal foram lesados em seus proventos, ou seja, não foi pago o adicional de periculosidade, e ainda o salário base foi pago com valores do salário mínimo errado. Com isso, todos os Gm's não poderão cumprir seus compromissos de manutenção de suas vidas.

               Um grupo da Guarda Municipal de Cocal solicitou uma conversa informal com a Controladora do Município (Eulália Martins), e entregou cópia da Lei acima descrita, e a mesma se comprometeu em rever juntamente com a assessoria jurídica do município, com o secretário de administração, que problema aconteceu junto ao departamento contábil para solucionar esse erro grotesco nos seus vencimentos.

               Será protocolado um ofício acerca desse problema, e a corporação espera a solução do mesmo.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) FOI DESTAQUE NA SEGURANÇA DE FOLIÕES NO PRÉ-CAJU 2013


      Durante os quatro dias de festa da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju, a Guarda Municipal de Aracaju - GMA, mostrou um pouco do que poderá ser capaz de realizar dentro do que foi prometido ainda no período de campanha pelo então candidato João Alves Filho.
Este ano a GMA ajudou a garantir a segurança e a tranqüilidade dos foliões, coibindo desde o inicio a entrada de armas de fogo e objetos perfurocortantes como facas e garrafas de vidro. Essa ação foi realizada nas revistas dos portões de acesso das Avenidas Silvio Teixeira e Beira Mar. A segurança das dependências do Parque da Sementeira ficou por conta da equipe de ciclopatrulhamento.
“Trabalhando de forma incansável, a guarda municipal pode mostrar aos foliões, aos turistas e a população de forma geral que a implantação do projeto de uma cidade mais segura é o objetivo desta corporação, que no dia a dia trabalha com afinco e prazer no desempenho das suas atividades”, garante a futura secretária Georlize Teles.
A novidade este ano foi a presença de equipes de dez GM´s que atuaram nos postos de observação móveis, em dos automóveis. “A colocação destas patrulhas táticas e de forma estratégica foi nosso grande diferencial”, enfatizou Georlize.

Prefeito de Aracaju/SE João Alves Filho cumprimentando Guardas Municipais durante o evento
Os mais de 90 guardas que trabalharam durante os quatro dias estavam equipados com coletes balísticos, tonfas e capacetes de proteção, as patrulhas agiram em ocorrências, imobilizando e conduzindo infratores até o posto de comando da Polícia Civil.
A proteção dos homens e o treinamento ficou sob a coordenação do tenente Jonatas, sub-comandante da GMA que pontuou aspectos técnicos de conduta e patrulha, abordagem pessoal, comportamento e operacionalidade.
O saldo positivo da festa se deve ao trabalho conjunto das forças de segurança estadual e municipal. Principalmente ao que se refere a atuação da Guarda Municipal em contato direto com o público do local que foi inclusive parabenizada pessoalmente pelo prefeito João Alves Filho devido à sua excelente atuação.

Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br

GUARDA MUNCIPAL DE SALVADOR (BA) PRESENTE NAS FESTAS DE ITAPUÃ E YEMANJÁ


 Nos próximos dias, a Guarda Municipal do Salvador atende solicitações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em duas festas tradicionais do verão soteropolitano. A Festa de Itapuã se inicia na madrugada do dia 31 de janeiro de 2013, quando a música começa a invadir o bairro. Por volta das cinco da manhã, fogos anunciam a pré-lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, quando blocos de chão embalam a festa. Posteriormente, chegam os trios e a lavagem oficial acontece ao meio dia. Para garantir a tranqüilidade e a manutenção da ordem pública, a GMS designou efetivo do Grupamento Rondas da Capital (Rondac), Grupamento de Operações Especiais (GOE) e da área operacional 06 para proteger  equipamentos e postos de saúde implantados no local, além da prestação dos demais serviços públicos, desde às 7h do dia 30 até a manhã do dia 2 de fevereiro. Ao mesmo tempo, desde às 7h dia 1º de fevereiro às 7h do dia 3, agentes também do Rondac, do GOE e da área 05 garantem a segurança da Festa de Yemanjá, no Rio Vermelho, nos postos de saúde e em locais movimentados do bairro que receberá milhares de fiéis que  todos os anos colocam suas oferendas em agradecimento à rainha do mar.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

CONSEG Taiuva Inicia Suas Reuniões em Fevereiro 2013.



O que São os CONSEGS?
Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre asvárias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.
A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso  no Brasil.
 
Fonte: http://gcmcarlinhossilva.blogspot.com.br/2013/01/conseg-taiuva-inicia-suas-reunioes-em.html

Desarmamento: A Falácia / Reflita

Desarmamento dos Honestos Dá Resultados Esperados: "É tiro pra todo lado"






"Aqueles que esquecem o passado estão condenados a repetí-lo"- George Santayana, 1905


Quantos judeus armados morreram em Auschwitz?

Nenhum. Os nazistas sabiam que indivíduos armados resistiriam ao domínio, mesmo que as chances de sobrevivência fossem pequenas. Portanto foi através de decretos e buscas que desarmaram milhares de judeus, por toda a europa ocupada, antes de executá-los. Desarmamento em massa é condição necessária para o domínio e abuso de pessoas pacíficas.
 
 
Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2013/01/desarmamento-falacia-reflita.html

GUARDA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS (BA) – PREFEITO CHAMA CARINHOSAMENTE A GUARDA MUNICIPAL COMO “MINHA TROPA DE ELITE”




Neto recebe agentes da Guarda Municipal e sinaliza parceria com Polícia Militar

Para tratar de interesses do município e da instituição, o prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri (PRTB), reuniu-se  em seu Gabinete, com agentes da Guarda Civil Municipal.
Pela manhã, acompanhado do secretário de Coordenação Política Ronilto William (pasta responsável pela Guarda), o gestor demonstrou total atenção aos agentes da Guarda, oferecendo oportunidade para cada um servidor poder se expressar, tendo recebido do grupo um documento com reivindicações.
Por sua vez, o prefeito levantou a estima dos agentes, ressaltando a importância da Guarda, prometendo reajuste salarial, dotar a guarda com equipamentos de segurança (EPIs), convocando os agentes para servirem com mais altruísmo a população.
À tarde, aconteceu uma segunda reunião, com a presença do prefeito Neto, secretários Ronilto, Roberto Martins, chefe de gabinete Rafael Oliveira e o Comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, Anacleto França Silva, o Capitão França, que a convite do prefeito explanou sobre as atribuições da Guarda Municipal. O prefeito falou da importância de uma parceria entre Polícia Militar e Guarda Municipal para melhorar a segurança da cidade.
Ao final os objetivos da reunião foram alcançados. O prefeito Neto Guerrieri determinou providências para suprir as necessidades imediatas da corporação. Os agentes da Guarda sentiram-se honrados por estarem reunidos com o prefeito, que fez questão de ressaltar a importância da instituição para o município. Neto encerrou a reunião fazendo um mimo ao grupo, chamando-o carinhosamente de “Minha Tropa de Elite”.


Fonte: http://gcmcarlinhossilva.blogspot.com.br/2013/01/guarda-municipal-de-eunapolis-ba.html

CURITIBA/RS - APÓS TRAGÉDIA EM SANTA MARIA, GUARDA MUNICIPAL RECEBE TREINAMENTO


Os mais de mil e 600 agentes da Guarda Municipal de Curitiba passarão por um novo treinamento, com técnicas de como esvaziar lugares em chamas ou com tumulto de pessoas. O curso de reciclagem terá 80 horas de duração, e começou a ser aplicado hoje (segunda). De acordo com o diretor da Guarda, Cláudio Frederico de Carvalho, o novo protocolo será mais intensivo.

Antigamente, a Guarda Municipal tinha a obrigação de apenas proteger o patrimônio da Prefeitura. Agora, ela também faz ações de policiamento.
Alguns agentes da Guarda Municipal tiveram o último treinamento em 1988, e nunca mais fizeram um curso de reciclagem. Com esta medida, eles atuarão em várias outras operações.
Esta ação prática já começou neste fim de semana, quando os agentes fizeram uma grande operação no parque Cambuí, na Fazendinha. Pelo menos 20 servidores da Guarda Municipal e seis da Secretaria de Trânsito apreenderam três carros e três motos, e emitiram várias multas por perturbação de sossego e estacionamento irregular. Nas próximas semanas, a Guarda fará mais operações semelhantes em parques da cidade, mas em parceria com a Polícia Militar.

Fonte:bandnewsfmcuritiba

GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN) PRENDE ACUSADO DE ROUBAR LOTÉRICA



Material apreendido com o suspeito

Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (ROMU/GMN) deteram nesse domingo (27) Anderson Rodrigues da Costa, 19, acusado de assaltar uma casa lotérica situada no bairro de Petrópolis. O jovem foi preso pelos guardas municipais na praia de Ponta Negra de posse de um carro modelo Palio com queixa de roubo, um revólver calibre 38 e duas máscaras de carnaval, provavelmente utilizadas para cometer assaltos.
O suspeito foi reconhecido através do sistema de videomonitoramento instalado na casa lotérica que sofreu a ação delituosa do acusado por duas vezes seguidas na mesma semana. No momento da prisão Anderson se encontrava na companhia de um adolescente de 15 anos.

Anderson Rodrigues é acusado de assalto a lotéricas nos bairros de Petrópolis e Tirol
Segundo informações da guarnição da GMN, o acusado chegou a confessar a autoria de outros assaltos realizados nos bairros de Petrópolis e Tirol. Ele também teria confessado ser o autor de um homicídio ocorrido no bairro das Rocas a cerca de vinte dias atrás.
Anderson Rodrigues foi conduzido pelos guardas municipais a Delegacia de Plantão Zona Sul, em Candelária, onde foram registrados os procedimentos legais do auto de prisão.
Imagens: Sérgio Costa
Fonte: Assecom – Guarda Municipal de Natal/RN

GUARDA MUNICIPAL DE CAXIAS (MA) PRENDE MÉDICO POR OMISSÃO DE SOCORRO E DESACATO


Na manhã deste sábado (26/01), mais um caso estarrecedor deixou a população da cidade de Caxias, município do estado do Maranhão, revoltada. A dona de casa Maria Francisca recorreu ao Hospital Infantil Dr. João Viana, em busca de atendimento médico para seu filho de apenas nove anos de idade, que se queixava de fortes dores na barriga, no entanto devido a falta de médico na unidade de saúde a criança não foi atendida. A criança foi encaminhada para Hospital Municipal de Caxias Gentil Filho, mas segundo  a mãe,  o médico plantonista,  clinico geral Francisco Paulo de Teresina-PI, não quis atender o paciente. “Duas horas da manhã meu filho estava chorando com dor na barriga, peguei o carro vim até o hospital infantil, não tinha médico foi encaminhado para o hospital geral o médico disse que não iria atendê-lo por que já bastavam os favores que ele teria feito até a meia-noite, daí eu comecei a chorar, e voltei a pedir ele, Dr. me atenda é uma criança ele tá sofrendo dores! Ele me disse o seguinte “Senhora eu não vou atender nem a você nem a mais ninguém”, desabafou a mãe do garoto.
Desesperada a senhora  rapidamente acionou a Guarda Municipal de Caxias que efetuou a prisão do médico. O mesmo foi conduzido ao primeiro Distrito Policial de Caxias. Após prestar depoimento ao delegado, o médico acabou sendo liberado.
Ao falar com nossa equipe de reportagem o médico alega que não prestou socorro a criança porque já havia trabalho além do expediente, o mesmo disse ainda que o problema é de responsabilidade do secretário de saúde do municipio, que não contrata médicos suficientes para atender a população. 
Acompanhe na íntegra o vídeo da reportagem completa produzida pelo apresentador e repórter Ricardo Rodrigues.


Fonte: http://www.portaldomaranhao.com/Noticias/20334/MEDICO-DO-HOSPITAL-GERAL-MUNICIPAL-DE-CAXIAS-se-recusa-a-atender-crianca-e-acaba-preso

RN/Guarda Municipal de Guamaré Recebe Capacetes Táticos e Maletas para as Motos Patrulhas.




A Guarda Municipal de Guamaré recebeu cinco capacetes e cinco Maletas reforçando os Gms no patrulhamento motorizado da Guarda
Os equipamentos visam garantir a proteção dos guardas municipais. A entrega foi realizada na tarde de ontem na sede do comando com a presença do secretário de segurança pública Auricélio Teixeira que arregaçando as mangas e mostrando trabalho nos primeiros dias de gestão, também participaram da solenidade o prefeito Hélio, o advogado Dr. Emerson Guedes e o articulador politico Felinto Teixeira.
O prefeito disse à corporação que assume o compromisso de fortalecer e valorizar a aguarda municipal do município. “Daremos as mãos, em sinal de apoio, ao secretário de segurança e ao comandante, assim como todos os Gms que lutam em prol da segurança do Patromônio público”. Disse Hélio.
Depois da solenidade, os Gms fizeram questão de cumprimentar o prefeito eleito Hélio de Mundinho (PMDB) pelo o compromisso assumido com a corporação.
 
No momento em que terminava a solenidade de revista à tropa e às motos pelo Prefeito. Hélio juntos com os patrulheiros deu uma volta pela a cidade em uma das motos da guarda.
Nota do Editor: O novo Comando assume com a visão da preservação da integridade física e moral do Guarda Municipal.
Fonte: http://gmvaldecir-mangaratiba-rj.blogspot.com.br/2013/01/rnguarda-municipal-de-guamare-recebe.html

COMO TORNAR-SE UM COMANDANTE MEDÍOCRE - 10 PASSOS


COMO TORNAR-SE UM COMANDANTE MEDÍOCRE - 10 PASSOS
1º PASSO - SER O COMANDANTE QUE NÃO COMANDA
Ele tem como única preocupação o usufruto das regalias do cargo, desempenhando com maestria os simbolismos da função, mas sendo incapaz de fazer sentir a sua liderança (se é que tem) tanto quanto é incompetente para conquistar o respeito voluntário de sua tropa.
2º PASSO - NÃO SER EXEMPLO DE LIDERANÇA
Aquele comandante que nenhum outro comandante em níveis hierárquicos subordinados gostaria de seguir os passos.É aquele que:- Acha que o problema são os outros.- Não exerce influência sobre a tropa.- Não sabe quando assumir a responsabilidade.- Falha seriamente com a mídia.- Sempre obedece, mesmo quando raramente discorda.
3º PASSO - NÃO SABER OUVIR
Ouvir é o instrumento básico do relacionamento humano.Ouvir para conhecer.Ouvir para prestigiar.Ouvir para incentivar.Ouvir para amadurecer.Ouvir para decidir.Conhecer o subordinado; prestigiá-lo como pessoa; incentivá-lo à participação.Amadurecer para decidir.Decidir para comandar!"O comandante que não sabe ouvir é o mesmo que:- Não sabe ver a sua Corporação pelos olhos de sua tropa.- Nomeia as pessoas certas para as funções erradas.- Não sabe usar o poder mágico das palavras.
4º PASSO - NÃO TER UM OBJETIVO E UM SENTIDO PARA O SEU COMANDO.
Um comandante precisa articular uma meta comum que inspire a sua tropa a se empenhar em conjunto. Além de ser capaz de angariar o apoio coletivo.Para ser medíocre, também:- Não consiga estimular a sua tropa.- Não se empenhe para desbloquear os canais obstruídos.- Não saiba tirar disciplina da liberdade concedida.
5º PASSO - CRIAR UM CLIMA DE DESCONFIANÇA
Esta condição gera uma disputa interna por cargos e funções. Não há confiança e respeito entre os graduados integrantes da estrutura administrativa superior. Os atritos são constantes e geram fofocas e incidentes de assédio moral.Este comandante é aquele que:- Não aceita que até mesmo a pior falha pode ser superada.- Trata mal o portador das más notícias e com medalhas os bajuladores.- É incapaz de proteger a sua tropa contra os graduados lunáticos.- Não quer ser o melhor, pois teme as responsabilidades decorrentes.
6º PASSO - BUSCAR ELOGIOS E NÃO RESULTADOS
Estes comandantes estão preocupados simplesmente em livrar as suas peles e manter as suas gratificações pelo maior tempo possível.Este comandante:- Não ajuda a derrubar barreiras.- Não aceita a opinião de sua tropa.- É autoritário.- Não aceita erros, mesmo que estes ocorram com a intenção de fazer o certo.- Acredita que as boas idéias só podem surgir na cabeça de coronéis.- Não desafia a sua tropa para superar os limites.
7º PASSO - NÃO ASSUMIR RISCOS CALCULADOS
Não compreende que atualmente as Corporações devem, para permanecerem vivas e fortes, elogiar e promover aqueles que correm riscos, mesmo que fracassem de vez em quando. Aqueles que nunca erraram nunca fizeram nada para melhorar a Corporação.Estes comandantes também:- Preferem as pessoas que seguem o padrão do que aquelas que pensam por si mesmas.- Não dão oportunidades aos profissionais promissores.- Têm medo de quebrar as regras que não fazem sentido.
8º PASSO - NÃO PREPARAR O SEU PESSOAL
Estes comandantes menosprezam os treinamentos, pois querem simplesmente ver o pessoal em postos de serviço para dar uma satisfação aos políticos. Acham os cursos, estágios, treinamentos e outros, dispensáveis e de menor importância. Quando o GCM erra por falta de conhecimentos técnicos, este tipo de comandante quer crucificá-lo.
9º PASSO - ESTIMULE A DESUNIÃO
O comandante que não é justo no estabelecimento de punições ou, pior ainda, na concessão de prêmios e condecorações, beneficiando preferencialmente aqueles indicados politicamente ou que se estruturam pela bajulação, em detrimento dos que realmente estão correndo os riscos da atividade policial, gera um clima de descontentamento e desunião no seio da tropa.
10º PASSO - NÃO SE PREOCUPE COM A QUALIDADE DE VIDA DE SUA TROPA
Os comandantes que não têm a menor preocupação com as condições de moradia, saúde, educação, lazer e salarial de sua tropa, não se preocupando com fatores importantes como: escala de serviço, ambiente de trabalho adequado, assistência médica, promoções, acompanhamento psicológico, assistência jurídica, etc; são os verdadeiros comandantes medíocres.
 
 
Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2013/01/como-tornar-se-um-comandante-mediocre.html

Guarda Municipal de Morro Agudo Quer Melhorar Desempenho


Tenente Nelson Guirardelli vista guarda municipal de Franca
 
Na última quarta feira, 16, o Tenente Nelson Guirardelli, chefe da Guarda Municipal de Morro Agudo, visitou a Secretaria de Segurança e Cidadania da cidade de Franca, onde conheceu toda estrutura daquele órgão, em especial da Guarda Civil Municipal.
O objetivo principal da visita foi conhecer melhor a entidade em busca de conhecimentos técnicos que futuramente possam ser implantados na Guarda Municipal de Morro Agudo.
O Tenente Guirardelli foi recepcionado pelo seu ex-companheiro de farda, Tenente Sergio Buranelli, atual Secretário de Segurança e Cidadania de Franca, o qual se colocou a inteira disposição para assuntos relativos à reestruturação e modernização da Guarda Municipal de Morro Agudo.
A Guarda Municipal de Franca é muito bem estruturada, possui sede própria, um efetivo satisfatório, e é equipada com vários carros e motos, além dos agentes utilizarem armas não letais, como pistola Tazer (arma de choque), Tonfa (bastão), gás pimenta, algemas e coletes a prova de bala, observou o Tenente Nelson Guirardelli.
Além da cidade de Franca, o chefe da Guarda de Morro Agudo pretende visitar outras cidades onde já existam Guardas Municipais bem estruturadas, para buscar mais informações e com isso dar início a um processo de reestruturação da Guarda Municipal de Morro Agudo.
http://www.orc.com.br/novo/local/guarda-municipal-de-morro-agudo-que-melhorar-desempenho.html




GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) PASSARÁ POR REFORMA ADMINISTRATIVA



Aconteceu no último dia 19/01, sábado, das 09 h. as 12:00 h. no auditório da Igreja Católica São Francisco de Assis, no bairro Bela Vista, Teixeira de Freitas, Ba. Reunião Geral da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, que tem a frente o tenente coronel Bartolomeu Correia Calheiros. A Secretaria possui um corpo administrativo integrada pelos seguintes órgãos: Departamento de Defesa Civil, Departamento da Guarda Municipal, Departamento de Defesa Social e recentemente o Departamento de Trânsito.
Em seu discurso, o Secretario fez esclarecimentos sobre a Reforma Administrativa que brevemente acontecerá na Guarda Municipal. Firmou seu apoio ao Comando que encontrou na Guarda, dando aval para os mesmo continuarem à frente do grupo, para isso o comandante GCM Vieira foi nomeado Diretor do departamento da Guarda Municipal e o subcomandante GCM Alves foi nomeado chefe de divisão da Guarda municipal. Contudo ambos os cargos tem o mesmo valor “são dois chefes”.

Sobre o Estatuto, o secretario informou que está quase pronto, faltam apenas duas observações, para então ser encaminhado ao prefeito.
Quanto à AVGMTF (Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas), o Secretario tem o objetivo de trabalhar juntos, desde que sejam atendidos os interesses da classe.
Ainda esse mês as horas extras serão substituídas por gratificações. Observando a importância das mesmas serem incorporadas ao salário após dois anos de recebimento.
A Postura Disciplinar foi um tema discursado em forma de reflexão pelo do Coronel, que destacou a importância do respeito à Lei. O Respeito ao cidadão consolida a democracia plena. Temos o dever de respeitar o outro, e entender que “o meu direito vai, até onde começa o direito do outro”, disse o Secretario.
Haverá dois quadros de Guardas Municipais. O GUARDA PATRIMONIAL, E O GUARDA DE SEGURANÇA.
Após a Reforma Administrativa ser aprovada pela câmara de vereadores, todos os vigias do Município passarão a serem guardas municipais oficialmente.

Haverá dois quadros de guardas: o Guarda Patrimonial que cuidará somente do patrimônio da prefeitura e o Guarda de Segurança, que poderá fazer policiamento ostensivo igual a policia, usando arma e tudo mais de direito. Para ser deste segundo grupo, o guarda municipal deverá ser aprovado em concurso público, atendendo as exigências da grade curricular da SENASP. Para os guardas municipais haverá quotas, e será exigida escolaridade mínima de 2° grau completo. Quanto à idade a Secretaria estará discutindo com o corpo da guarda.

Fonte: Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Guardas municipais vão ajudar Marinha na fiscalização das praias




Treinamento está sendo realizado em Santos e Praia Grande.
Convênio deve ser firmado nos próximos 30 dias no litoral de SP.


A Marinha pretende fiscalizar com mais ênfase quem desrespeita as leis no mar. Para diminuir as imprudências, a Marinha realizou nesta quarta-feira (23) um treinamento com os guardas municipais das cidades de Santos e Praia Grande, no litoral de São Paulo. Eles serão fundamentais para repassar os flagrantes à Marinha. O convênio dessa parceira deve ser assinado nos próximos dias.

As orientações dadas pela Capitania dos Portos reforça os cuidados que as embarcações marítimas devem ter ao sair no mar. Segundo o chefe de segurança da Capitania dos Portos Valter Barros Barbosa, são situações que podem colocar em risco a vida dos banhistas nas praias da região.“Bertioga também está em um processo de assinar um convênio, nós já ministramos uma palestra com os guardas municipais daquele município e eu acho que a tendência seria as prefeituras, que já prestam esse serviço à comunidade, ou seja, fiscalizando a orla , conjugar esses esforços juntos com a Marinha”, explica Barbosa.
saiba mais
De acordo com o inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande Delfo Almeida, a ideia é que a parceria entre as cidades e a Capitania dos Portos possa trazer segurança para quem visita as praias. “Nós já fazemos esse trabalho desde 1997, que a partir de 2000 foi celebrado um convênio com a Capitania dos Portos. Então, essa fiscalização a gente já vem fazendo, já estudou as leis, a gente já notifica as embarcações com irregularidades, então serve mais como aprimoramento pessoal”, diz o inspetor.

Para o comandante da Guarda Municipal de Santos Flavio Brito Júnior a parceria deve ser firmada em breve. “Eu acredito que nos próximos 30 dias esse convênio será firmado e, a partir de então, os guardas municipais passarão a notificar os banhistas e aqueles infratores, para que posteriormente eles possam ser chamados pela Capitania dos Portos e, aí sim serem observados sobre a irregularidades”, afirma Brito Júnior.


Marinha faz treinamento com Guarda Municipal de Santos e Praia Grande (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Marinha faz treinamento com Guarda Municipal de Santos e Praia Grande (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Morador de Santos flagra motos da Guarda Municipal em cima da calçada





Rafael Olintho critica a postura dos guardas que estacionaram na calçada.
Secretaria de Segurança rebate e fala que a atitude é considerada padrão.

Do G1 Santos
Motocicletas estavam estacionadas em cima da calçada (Foto: Rafael Olintho/VC no G1) 
Motocicletas estavam estacionadas em cima da
calçada (Foto: Rafael Olintho/VC no G1)


O internauta Rafael Olintho flagrou, neste fim de semana, motocicletas da Guarda Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, estacionadas em cima do calçadão da orla da praia.

Ele enviou uma foto para o G1 que mostra dois guardas municipais em cima de motocicletas, próximo ao canal 3, em Santos. O internauta considera a situação um abuso de autoridade. "É um absurdo que impossibilita, parcialmente, a passagem dos pedestres pela calçada", disse.
Segundo a Secretaria de Segurança de Santos, este é o procedimento adotado para que os guardas municipais estejam próximos aos locais com grande concentração de pessoas.

Já a Guarda Municipal informa que as motos e automóveis ficam em pontos considerados estratégicos, com o objetivo de oferecer maior segurança aos cidadãos.


Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/01/morador-de-santos-flagra-motos-da-guarda-municipal-em-cima-da-calcada.html

Dinheiro gasto com “bico oficial” da PM daria para quase dobrar efetivo da Guarda Civil



O dinheiro gasto pela Prefeitura de São Paulo com o “bico oficial” de policiais militares, que trabalham em dias de folga para a administração municipal, daria para quase dobrar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana.

Em 2011, a prefeitura destinou R$ 112 milhões para pagar a operação delegada — convênio com a Polícia Militar do Estado. Os PMs da operação atuam, sobretudo, no combate ao comércio de rua em todas as regiões da cidade. Cerca de 4.000 PMs trabalham atualmente na atividade delegada, com fardas, viaturas, armas e colete da corporação. A escala também é definida pela PM.

No mesmo ano, o dinheiro gasto com os salários da Guarda Civil Metropolitana — que tem que, entre as funções, proteger o patrimônio e os serviços da cidade — foi de R$ 150 milhões. A verba é destinada para pagar os cerca de 6.700 guardas que trabalham na cidade.

Para o presidente do SindGuardas-SP (Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos de SP), Angelino Venerando Filho, a transferência de responsabilidade desvaloriza o guarda municipal.

— Os oficiais e praças da GCM se sentem desprezados pela prefeitura. O valor astronômico que é pago [na operação delegada] poderia contratar mais 6.000 guardas e viaturas.

De acordo com ele, a PM recebe “uma fortuna da prefeitura enquanto a Guarda criada para o município está sucateada”.

— Se você for a uma base da GCM vai ter nojo de entrar. Trabalhamos diuturnamente e não recebemos oportunamente para isso.
Queríamos saber onde está a escala da função delegada, pois a população não tem como saber. Acredito que o secretário de Segurança Urbana também não saiba.

A vereadora Juliana Cardoso (PT) afirma que não há justificativa para pegar um dinheiro que poderia ser investido na GCM e entrega-lo à Polícia Militar.

— Nos últimos meses, aumentou o homicídio e o roubo de veículos. Então, hoje se gasta quase R$ 112 milhões para a criminalidade continuar na rua, então não adianta a PM ficar reprimindo morador de rua, ambulante, pessoas que são trabalhadoras. A PM ajudaria muito mais fazendo sua função para diminuir roubo e criminalidade do que tentando fazer o papel da GCM, que é tão importante para a cidade, para o patrimônio publico.

De acordo com ela, escolas e unidades de saúde, que deveriam ser vigiadas pela guarda, estão com a segurança debilitada.

— Você poderia investir esse recurso [da operação delegada] na Guarda, para cuidar de escolas, postos de saúde, dos teatros, do museu, de todo o patrimônio publico que tem na cidade. Daria pra equipar toda Guarda, aumentar efetivo, comprar equipamento. Daria para fazer inúmeras outras coisas; fazer contratação em massa e ocupar todos os espaços que prefeitura tem que ocupar. Esse dinheiro é uma fortuna.

Venerando reclama também da terceirização dessas funções de proteção do patrimônio da cidade, que antes eram exercidas pela GCM.

— É um absurdo. Guarda foi criada para cuidar de bens e serviços. Antes tinha policiamento nas escolas, hoje não tem. São 6.700 homens, um efetivo pequeno, que devia ser dobrado. Dinheiro gasto com empresas de segurança e delegada deveria ser repassado para município fazer bom policiamento municipal. O policiamento da Guarda é precário. 
Fonte: http://guardasmunicipaisnoticias.blogspot.com.br/

sábado, 26 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI (CE) EM OPERAÇÃO INTEGRADA DE COMBATE E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA



Na última terça-feira 23/01/2013, aconteceu em Aracati uma operação de combate e prevenção a violência, envolvendo  a Polícia Militar com o Comando de Policiamento do Interior, sob o Comando do Coronel Macedo, o Policiamento Ostensivo Geral, o Programa Ronda do Quarteirão e a Guarda Municipal de Aracati. Foram realizadas várias abordagens a pessoas e a veículos buscando encontrar armas e drogas. Foram apreendidos e retidos um total de 11 veículos, sendo 9 motocicletas e um automóvel. Foram constatadas irregularidades de condutores sem Carteira Nacional de Habilitação e veículos com licenciamentos atrasados, onde foram conduzidos para o pátio do DEMUTRAN para que seus proprietários regularizem a situação dos mesmos.

Essa integração entre os órgãos de Segurança Pública nas três esferas de Governo é importantíssima e acaba deixando a população mais tranquila. Essas operações serão frequentes e é resultado de uma reunião do Exmo. Prefeito Municipal Ivan Silvério com o Secretário de Turismo e de Segurança Pública do Estado, que mostrou toda sua preocupação com esses fatos violentos que vem ocorrendo no Município de Aracati.
A Guarda Municipal de Aracati, por determinação do Comandante Manuel Lima Monte e do Subcomandante Marcos Vinícius, está empenhada no intuito de colaborar com a redução da criminalidade no município. 
Vale salientar que recentemente a Guarda Municipal de Aracati recebeu um ofício de número 002/2013 da Décima Sexta Superintendência de Polícia Rodoviária Federal, agradecendo pelo excepcional apoio na apreensão de drogas ocorrida no município de Aracati no dia 16/01/2013.
                       
Fonte: Guarda Municipal de Aracati/CE

GUARDA MUNICIPAL DE LAGARTO (SE) NO ATO DE INAUGURAÇÃO DO FÓRUM ELEITORAL "JUIZ OSÓRIO DE ARAÚJO RAMOS"



A Guarda Municipal de Lagarto e o DTTU foram solicitadas para o ato de inauguração do Fórum Eleitoral "Juiz Osório de Araújo Ramos" no dia 25 de janeiro/2013, às 10 hs. Lá estavam presentes secretários e o Prefeito deste município. Com isso, para manter a ordem social a Guarda Municipal se fez presente e atuante. E o DTTU também, no sentido de dar o apoio na organização do trânsito nas proximidades.




Fonte: Guarda Municipal de Lagarto/SE

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA PARA AS COPAS



Encerrou-se nesta sexta (25), o ciclo de oficinas Temáticas da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil da Bahia, realizada na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O evento tem como objetivo consolidar os protocolos integrados de segurança pública que são desenvolvidos pela Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, coordenada pela Polícia Federal e ligada diretamente à Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SESGE-MJ), órgão que coordena as ações de segurança relativas à Copa das Confederações de 2013, à Copa do Mundo de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e a outros grandes eventos sediados no Brasil.
Além de desenvolver estudos com base em análise e avaliação de riscos, as oficinas visam a elaboração de planos integrados de segurança pública e de defesa civil, através de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A unidade, presente nos mesmos moldes nas maiores cidades do mundo, irá centralizar a parte operacional, de monitoramento de imagens e de ações de inteligência policial. O workshop é realizado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) e a CESPDC-BA.
Além da presença do Escritório da Copa (Ecopa), órgãos municipais, como a Defesa Civil de Salvador, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), estão presentes no evento.  De acordo com o Subgerente da Guarda Municipal do Salvador, Vagner Santos, das 15 Câmaras Temáticas criadas, 11 têm a participação da Guarda Municipal do Salvador (GMS) sendo estas: Aparelho Urbano, Vias Urbanas e Transportes Públicos de Massa; Acomodações, Hotéis e Navios-Hotéis, Áreas Impactadas e Pontos Turísticos; Estádios (Arenas) de Competição; Fan Fest, Public View e Eventos Relacionados/Oficiais; Operações Especiais, Gerenciamento e Negociação de Crises e Ações Contramedidas; Segurança de Dignitários Escoltas e Batedores às Delegações Estrangeiras; Comando e Controle Integrados; Comunicação; Comando de Incidentes e Gerenciamento de Riscos Relativos a Eventos da Natureza; Inteligências; e Áreas e Instalações de Treinamento. “A Guarda Municipal hoje é a principal responsável pela coordenação da câmara temática de segurança do município, além de estar representando a cidade na câmara temática nacional”, concluiu Vagner.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

LONDRINA/PR - GM Londrina: Secretário Diz que não Mudou de Opinião e vai Manter Guardas Municipais nas Ruas




           O secretário de Defesa Social de Londrina, Rubens Guimarães, disse que não mudou de opinião sobre o armamento da guarda e que se alguém falou que ele não armaria então houve um mal entendido. Guimarães reforçou que a guarda vai ser armada sim e que mais 200 profissionais devem ser contratados, sendo 100 imediatamente e mais 100 em um prazo que ainda será definido.

          Quanto a atuação da guarda o secretário afirmou que a força continuará cuidando dos prédios públicos e o serviço de patrulhamento também será mantido. Em alguns horários e serviços os guardas estarão armados, mas sempre com atenção principal aos prédios públicos. O secretário salientou que os guardas precisam estar prontos pra serem acionados e reagir a altura em uma situação de urgência, como um assalto em andamento, até que a PM chegue pra assumir a situação.

           Guimarães espera um posicionamento da empresa Dalmondes, que deveria ter executado o treino de tiro para os guardas. É que a empresa mostrou interesse em concluir o treinamento. “vamos ver a qualidade deste curso pra então definirmos se tem condições de ministrar o treinamento ou não”, concluiu. Ele também disse que terá que ser comprado um novo lote de munição, a quantidade atual não seria suficiente para o curso.

           O secretário ainda está recebendo informações para só depois traçar metas mais especificas.

Vamos aguardar.


Fonte: http://gcm-ivete-portofeliz.blogspot.com.br/2013/01/londrinapr-gm-londrina-secretario-diz.html