Seguidores

quarta-feira, 11 de abril de 2012

GCM de Itapecerica Continua Parada e Sem Porte de Arma

  
Nesta segunda-feira, dia 09, completam 18 dias que a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra continua na mesma situação, sem porte de arma.
A corporação está literalmente parada e com portões fechados, devido uma determinação judicial motivada pelo Ministério Público do município, uma vez, que o convênio de armamento com a Polícia Federal não foi renovado.Ainda é incerto a normalização do trabalho da corporação. “O prazo para o retorno do trabalho da corporação, não depende de mim. E sim do prazo legal, além da parte burocrática”, afirmou o comandante Marques.A falta de renovação se estende desde 2008. Uma denúncia anônima de um guarda ao MP, dias antes, resultou no recolhimento das armas e munições no dia 23 de março.
Em maio de 2010, sob novo comando, os quesitos necessários para a renovação do convênio começaram a serem cumpridos, segundo o comandante Marques.Entre os quesitos está à obrigatoriedade de todos os guardas contarem com o curso de formação credenciados pela Polícia Federal.
A reportagem do Jornal na Net apurou que mais da metade dos gcms não possuem o curso, e trabalhavam de forma irregular, entre eles está o guarda que denunciou a não renovação do convênio.“Temos o prazo de 15 dias para regularizar a situação com a PF. O curso já foi feito. Agora só falta encaminhar os certificados para a Polícia Federal e alguns documentos que estão pendentes”, explicou o comandante Marques.
Os guardas cumprem horário de expediente normalmente, mas sem farda e sem poder usar as viaturas. Metade da corporação está na base da GCM e a outra, na prefeitura municipal.
Esta é a segunda vez que a corporação fica parada. A primeira aconteceu em 2010, dia 18 de junho. O motivo: falta de renovação de convênio com a PF, o que retirou o armamento dos GCMs.

Erro no Plano de Carreira


O Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes da cidade, Max, não é mais responsável pela GCM da cidade. Um erro no plano de carreira da corporação: pasmem, motivado por alguns guardas, não fez constar o nome dele, e por este motivo ele não responde mais, pela corporação.Max, só volta a ser responsável pela guarda, quando o erro for corrigido no Plano de Carreira aprovado por unanimidade em fevereiro deste ano na Câmara Municipal. .


Nenhum comentário:

Postar um comentário