Seguidores

domingo, 8 de abril de 2012

Guarda Municipal de Apucarana Conquista Motocicletas


Para otimizar o uso, todos os guardas vão passar por um treinamento específico

A população de Apucarana conheceu as seis motocicletas zero quilômetro, modelo Honda XRE-300, conquistadas pelo município via Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel). Adquiridas com recursos do Pronasci, do Ministério da Justiça, os equipamentos foram apresentados à sociedade em ato público promovido na Praça Rui Barbosa. Segundo divulgou o comando, a conquista representa aumento em cerca de 66% o número de veículos da corporação apucaranense. Cada moto custou R$15,1 mil.

Desde 2009, a estruturação da GMA tem sido gradativa, possibilitando aos agentes cada vez mais condições positivas de atuação. São investimentos via Cismel e com recursos próprios. Durante os festejos de aniversário do município, por exemplo, a GM conquistou a sua sede própria, chamado de quartel general (QG).

O próximo passo, até meados deste ano, deve ser a realização de um novo concurso público, que vai reforçar o contingente de guardas, hoje de 32 profissionais.

Para otimizar o uso das motocicletas, todos os guardas vão passar por um treinamento específico, assim como fizeram para usar as viaturas. Com isso vão poder usar os veículos em prol da sociedade de forma preparada, agindo com segurança, sem riscos de acidentes por imprudência ou despreparo.

O comandante da Guarda Municipal de Apucarana (GMA), cabo Maurício Melo, lembrou que as motocicletas fazem parte de um pacote de recursos, na ordem de R$2,1 milhões via Ministério da Justiça, que em 2011 renderam à Guarda de Apucarana 7 viaturas (2 camionetas, 2 pick up, 2 carros e 1 mini-van), além de 4 bafômetros comuns e um digital com impressora, 2 decibelímetros, uniformes, algemas, escudos e capacetes balísticos, e outros acessórios operacionais. Com recursos do Funrebom, o destaque foi a aquisição de armas não-letais de eletrochoque, as chamadas “tasers”. “As motocicletas que recebemos agora vão auxiliar muito em nosso trabalho, dando mais agilidade, rapidez aos atendimentos das ocorrências. Também vão ser importantes no trabalho de monitoramento e controle do trânsito, bem como auxílio às polícias Militar e Civil e apoio à segurança em eventos públicos”, observou Melo.

Gabinete Integrado

Em breve Apucarana vai ganhar mais 27 pontos públicos vigiados por câmeras, totalizando 60 pontos. No início desta semana, o Cismel lançou o edital para compra de 180 câmeras de vídeo monitoramento a serem instaladas em Apucarana (27 unidades), Londrina, Rolândia, Arapongas, Cambé, Tamarana, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho e Ibiporã. O valor do investimento será de aproximadamente 7 milhões de reais, com previsão de instalação dos equipamentos ainda no decorrer deste. O sistema é chamado de Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGI-R).

A GM

Criada para zelar pelos prédios públicos, áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município, a Guarda Municipal de Apucarana possui 32 agentes que fiscalizam ainda parques e praças, área central, além de estarem presentes em eventos desenvolvidos pela administração municipal, apoio às polícias militar e civil, bem como diligências da fiscalização municipal, vigilância sanitária e Conselho Tutelar.

É competência ainda da GM o monitoramento do sistema de segurança por câmeras. O telefone de contato é o 3422-7344. Pela internet, é possível acompanhar o boletim diário de ocorrências e procedimentos, pelo canal http://www.apucarana.pr.gov.br. Basta clicar no ícone “Boletim da Guarda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário