Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Guarda Municipal de São José dos Pinhais Terá Divisão Ambiental

A Prefeitura de São José dos Pinhais promoveu a primeira aula para os novos membros do destacamento da Guarda Municipal Ambiental. O novo braço da GM foi criado através da lei municipal com a finalidade de defender o patrimônio ambiental do município e prestar apoio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Segurança publicou edital interno para que os guardas municipais buscassem espontaneamente essa nova frente de trabalho. Ao todo 20 candidatos se apresentaram para compor a Guarda Municipal Ambiental, sendo que todos serão capacitados e trabalharão por escala, primeiramente com um contingente de 10 servidores.

A capacitação dos agentes de segurança ambientais terá duração de pouco mais de 100 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, até o dia 5 de junho. A aula inaugural ocorreu no Horto Municipal, na noite de sexta-feira passada.

O conteúdo do curso de capacitação foi criado e desenvolvido pelas duas secretarias envolvidas (Meio Ambiente e Segurança), abrangendo a legislação ambiental direcionada ao município. “Além de capacitados, os novos guardas ambientais serão avaliados durante o curso e passarão sempre por atualizações” afirma Edilaine Vieira, secretária municipal de Meio Ambiente. Esse novo destacamento irá ajudar a equipe de fiscalização da secretaria e irá atuar principalmente nas áreas periféricas do município, complementa Edilaine. “A questão de crimes ambientais hoje mais do que nunca passa pela questão social também”, afirma.

A Secretaria Municipal de Segurança está apoiando integralmente a pasta do Meio Ambiente, afirma o secretário de segurança Marcelo Jugend. “Essa é uma das características dessa gestão, trabalhamos todos integrados, pois somos uma unidade e a questão de agregar ações contra os crimes ambientais em nosso município é muito importante” ressaltou o secretário.

O destacamento da Guarda Municipal Ambiental tem entre suas atividades o patrulhamento ostensivo e preventivo no município a fim de prevenir, inibir, proibir e restringir ações contra o patrimônio ambiental da cidade; a proteção de reservas, parques, lagos, praças, flora, fauna e belezas naturais da cidade; fiscalizar a incidência de agentes poluidores de rios e mananciais que abastecem São José dos Pinhais; impedir a caça, a pesca, o corte e supressão da vegetação da mata atlântica, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário