Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

Bahia: GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OS SERVIDORES

Desde a aula inaugural, realizada no dia 14 de maio de 2012, num concorrido evento que lotou a Câmara de Vereadores, está em andamento o Curso de Capacitação da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas.

Com o curso, os atuais vigilantes do departamento da Guarda, serão capacitados, selecionados e efetivados como guardas municipais, 260 servidores participam do curso de 200 horas que será ministrado em três meses, pela empresa itabunense, Métodos Consultoria e Capacitação juntamente com profissionais de várias áreas e especialidades, como especialistas em segurança, advogados, sociólogos, administradores, pedagogos e psicólogos. Os servidores foram divididos em quatro turmas, duas no turno matutino e duas no turno vespertino. As aulas acontecem no prédio da Secretaria de Educação e Cultura do Município.

O curso completo instrumentalizará os servidores do setor para que eles consigam inserir-se, conscientemente, no verdadeiro e correto proceder com a população de modo a estarem integrados, com eficácia, no Plano de Segurança da Cidade.
Este Plano, previamente estabelecido pela Secretaria de Segurança, tem por objetivo ajustar a atuação dos guardas municipais de forma preventiva contra a violência e a criminalidade no município de Teixeira de Freitas. E visa, também, conscientizá-los do seu importante papel nas ações socioeducativas da comunidade e em realçar a importância do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública. Para tanto algumas matérias do Curso têm importância fundamental como: Legislação – Noções de Direito; Primeiros Socorros; Ética, Direitos Humanos e Cidadania e Relacionamento Interpessoal e Relações Humanas, Uso Legal e Progressivo da Força, Técnicas e Procedimentos Operacionais para a Guarda Municipal, A sociedade, sua organização de poder e a Segurança Pública e Noções de Sociologia e Movimentos Sociais, Espaço Publico e o Papel da Guarda Municipal.

Segundo o Coordenador Pedagógico do Curso, o pedagogo Roberto Almeida, o Curso de Capacitação da Guarda Municipal objetiva qualificar os alunos com informações teóricas e nas situações práticas da sua atuação profissional, pois o programa de formação é inspirado na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

No dia a dia os alunos, além das aulas em sala, passam por exercícios de ordem unida e disciplina de formação como preparo para as suas atividades diárias nas ruas e comunidades do município.

Importante ressaltar que nesse primeiro momento da formação da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas, a principal atuação junto às comunidades será no sentido de prevenir a criminalidade e a violência, colaborando com as polícias Civil e Militar. A Guarda Municipal pode contribuir significativamente nas comunidades onde atuam, pois, como nenhum outro agente de segurança pública, ele está mais próximo da população. Além do mais os guardas municipais terão uma atuação significativa no ronda escolar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário