Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

CURITIBA - Gibi da Guarda Municipal Será Entregue a 140 mil Estudantes.


Os mais de 140 mil estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba começam a receber nesta semana a segunda edição da revista em quadrinhos da Guarda Municipal de Curitiba, "Um olhar para a Segurança". Nesta segunda-feira (28), o prefeito Luciano Ducci recebeu em primeira mão o material.
Durante a entrega, o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain, explicou que a linguagem direta, descontraída e ao mesmo tempo didática das revistas atinge com muita eficiência as crianças.
“A receptividade é incrível e reforça todas as ações que a Guarda já desenvolve em parceria com as secretarias Antidrogas e da Educação”, comentou. “Há casos em que situações reais já foram evitadas graças às mensagens passadas pelas revistas em quadrinhos”, disse o secretário. A primeira edição foi publicada em 2008.
Chain elogiou a equipe, de apenas nove pessoas, responsável por 100% na elaboração e confecção do material. “Eles estão de parabéns, pois produzem uma ferramenta muito importante para reforçar o trabalho da Guarda Municipal em ações como o programa Conhecer Para Prevenir, em parceria com a Secretaria da Educação”, disse.
Responsável pelo roteiro da história em quadrinhos “Nem tudo o que cai na rede é peixe”, que aborda os perigos da má utilização da internet pelas crianças, o agente da Guarda José Carlos da Silva explicou que a sua inspiração vem de situações reais do cotidiano.
“Perigos e desafios vividos pelas crianças no dia a dia são retratados de forma simples e direta nas histórias”, explica o autor. Além dele, são responsáveis pelos roteiros Joel de Jesus Paulicka, Reginaldo Geraldo dos Santos e Diomara Gouveia de Souza. Os desenhos e diagramação são de Alexandre Jungles Carpes.
Tiragem - O material foi impresso graças a uma parceria das secretarias municipais da Defesa Social e da Educação. O programa Comunidade Escola designou uma verba do convênio federal n° 172/2008,  no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, junto ao Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A Prefeitura de Curitiba confeccionou 150 mil exemplares, em dois títulos voltados à orientação de comportamentos seguros e de prevenção à violência. São 75 mil com o título “Mamãe sabe tudo” e o restante com a história “Nem tudo que cai na rede é peixe”.

A primeira aborda os serviços de segurança prestados pela Guarda Municipal disponíveis a todos os cidadãos curitibanos e que podem ser solicitados em situações de emergência. A segunda história ilustra uma questão atual muito importante nos dias de hoje que é a sensibilização das crianças e adolescentes quanto aos riscos escondidos na rede mundial de computadores.

Teatro
– Além das revistas, a Guarda mantém o teatro de fantoches Um Olhar Para a Segurança, que encena os mesmos temas abordados pelas revistas. Mais de 300 apresentações de 30 minutos são realizadas nas escolas municipais a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário