Seguidores

sábado, 25 de agosto de 2012

CAMPO GRANDE - Prefeito Nelsinho Convocará mais 50 Guardas Municipais


Durante solenidade em comemoração aos 22 anos de existência da Guarda Municipal de Campo Grande, o prefeito Nelsinho Trad anunciou que convocará mais 50 guardas e viabilizará 10 novos veículos para a instituição. A cerimônia foi realizada, na manhã desta sexta-feira (24), no Parque Olímpico Ayrton Senna.
 
O prefeito Nelsinho Trad ressaltou a importância da Guarda Municipal que está conquistando a confiança da população, tanto nos bairros quanto no centro, fazendo com que, tenha mais segurança dentro das escolas, postos de saúde, praças, parques. “Campo Grande é a segunda capital mais segura do país, problemas existem mas estamos no caminho certo para superar”, diz.
 
O Guarda Municipal Leonardo de Oliveira Hunerez, 31 anos, desempenha a função há três anos com muito orgulho e ressaltou que o maior patrimônio que a sociedade tem é o ser humano. “Temos que cuidar dos bens públicos, mas devemos sempre colocar as pessoas em primeiro lugar.”
A instituição foi criada em 1990 através de convênio firmado entre o Estado e município, sendo que o efetivo era formado por aposentados das forças armadas e auxiliares. Após 17 anos, o prefeito Nelsinho Trad institui a Guarda Municipal através da Lei municipal nº 2.749/2007. Hoje a instituição funciona com o efetivo de 1248 agentes, sendo apenas 50 mulheres e mais de 400 postos na Capital.
 
Armamento 
 
Em 2013 a Guarda Municipal poderá andar armada. De acordo com o comandante da instituição, o Coronel Luiz Altino, alguns alunos devem fazer um curso de 90 dias para ver se têm condições de trabalhar armado. “Eles só atuarão armados em locais de risco, quando forem fazer a vigilância da arrecadação do IPTU. Mas é lógico, depois de um processo de treinamento e avaliação psicológica”, explica.
Nelsinho Trad acrescentou que para poder andar armado ainda tem alguns critérios que precisam ser observados, conforme prevê a legislação federal. “Mas nós estamos vencendo etapa após etapa. Primeiro precisava ter concurso público, criação da coordenadoria, sede própria, efetivo, treinamento vinculado com a Polícia Militar, hino, brasão, hierarquia para poder dar certo, agora falta alguns detalhes que vão ficar para o próximo prefeito”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário