Seguidores

sábado, 8 de dezembro de 2012

Guarda Municipal de Sorocaba sobe Morro para Pacificação


Operação Saturação vai até conjunto de vilas para retirar criminosos de espaços públicos



Utilizando como modelo os resultados obtidos na Operação Comunidade Segura I, realizada ao longo da avenida Ulysses Guimarães, zona norte de Sorocaba, a GCM (Guarda Civil Municipal) está atuando contra o tráfico de entorpecentes nas Vilas Zacarias, Sabiá e João Romão, zona leste, na segunda edição do trabalho. “O objetivo é devolver para a comunidade os espaços públicos que estavam sendo usados por criminosos que vendiam drogas”, destaca o subcomandante da GCM, Benedito Zanin.
Segundo ele, com a presença da GCM os moradores se mostram mais seguros para levar os filhos as parques e quadras.
Uma das moradoras – de 32 anos e que optou por não se identificar – contou ao BOM DIA que está aproveitando melhor os espaços públicos do bairro com os cinco filhos. “Me sinto mais segura com os guardas aqui. Sei que meus filhos podem aproveitar o parque com tranquilidade”, afirma.
Assim como ela, outras moradoras levam os filhos pequenos para desfrutar das atividades de graça do bairro. “Neste calor não dá para ficar em casa, então nos reunimos para levar as crianças para gastar energia na quadra”, conta uma comerciante de 41 anos, que também prefere não se identificar.
O tráfico de entorpecentes perto da casa da filha é o que mais incomodava a comerciante. “A venda de drogas atrai pessoas perigosas de outros lugares. Fazia muito tempo que não saíamos por aqui. Dava muito medo”, recorda. 
Em matéria publicada pelo BOM DIA em 2011, uma jovem de 22 anos – que atualmente se recupera do vício de crack – disse que “a melhor pedra de crack da cidade é vendida na Vila Sabiá”. 
Na ocasião, ela contou que isso atraia muitos usuários de drogas ao bairro e este era um dos grandes receios de uma mulher de 34 anos que cria os quatro filhos pequenos no local. “Com os guardas, os usuários de drogas desapareceram, finalmente”, comemora.
GCMs ficam em pontos estratégicos
Trabalho de guardas civis municipais é aprovado pela comunidade; 
eles permanecem em locais específicos para inibir práticas criminosas
Há quase duas semanas a Operação Comunidade Segura II chegou às Vilas Zacarias, Sabiá e João Romão.
O trabalho foi baseado no alto índice de tráfico de drogas e nas denúncias dos moradores que não aprovam os crimes que ali ocorrem. “O tráfico afastou os moradores das áreas de lazer. Com isso, mais criminosos ocupavam esses lugares, enquanto a comunidade se escondia”, conta o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Benedito Zanin. 
Desde que os guardas chegaram ao bairro, os criminosos abandonaram os espaços públicos e as crianças voltaram a ser vistas nos parques e quadras do local.
Um dos meninos do bairro, um estudante de nove anos, contou ao BOM DIA que já presenciou a venda de drogas ao lado do campo de futebol. “Eu fingia que não via, pois sabia que daria problema para mim, mas era chato ter de parar de jogar por medo”, diz.
Atualmente ele se reúne com os primos para disputar as partidas de futebol.
Indeterminado/ “A prefeitura está investindo em mais prédios públicos e obras sociais, então trabalhamos para que a comunidade se sinta confortada para aproveitar tudo o que o bairro oferece”, complementa o subcomandante da GCM.
Por esta razão, não há data prevista para o término da operação que é realizada em vários horários, principalmente na parte da noite.
Efetivo reforçado
Os pontos estratégicos para a presença das viaturas e dos GCMs foram definidos previamente. O trabalho conta com 13 viaturas, incluindo as de patrulhamento e as Romus (Ronda Ostensiva Municipal).
32 
GCMs patrulham diariamente os 
três bairros
Outros crimes
O tráfico de entorpecentes costuma atrair outros criminosos para os bairros. No caso da Vila Sabiá, a passarela de pedestres 
do local era alvo de bandidos que roubavam 
os moradores que por ali passavam. Com a presença da GCM, nenhum caso novo foi registrado, segundo os próprios moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário