Seguidores

domingo, 30 de dezembro de 2012

Navarro quer integração da GCM de Santo André com a PM


Segundo futuro secretário de Segurança Pública de Santo André, empreitada visa maior poder de ação.

Prestes a assumir a secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito de Santo André, o coronel José Luís Martins Navarro já definiu como prioridade no primeiro ano de mandato do prefeito eleito Carlos Grana (PT), a integração da Guarda Civil Municipal com as Policias Civil e Militar. Segundo ele, a empreitada visa dar maior poder de ação e autonomia a GCM nas ocorrências locais.
Após atuar durante um ano e nove meses (setembro de 2009 a junho de 2011) no comando do policiamento no ABCD, Navarro frisa que sempre foi defensor da interlocução da guarda com as outras forças que atuam no zelo da população. “Num primeiro momento vamos cuidar da guarda municipal. Quando estávamos na PM [da região] chamávamos a guarda para conversar para tratar dos assuntos de segurança. Esta integração é primordial”, relembra.
O coronel, que se desliga do comando da Polícia Militar na Assembleia Legislativa para exercer o cargo, entende que a GCM precisa participar ativamente do planejamento das atividades policiais na cidade, como o monitoramento das principais vias e comércio local, bem como contribuir no combate ao crime.
“A guarda tem um papel fundamental na segurança. É fazer com que eles entendam o papel importante que eles têm no contexto da segurança pública. Valorizá-los e estar junto com eles. Este vai ser o foco e a missão principal no início da gestão”, destaca Navarro, que também pretende articular junto com outros titulares da pasta no ABCD, atuação conjunta nas divisas municipais.
ESTRUTURA/ De acordo com dados do atual governo, a GCM aumentou o efetivo nestes quatro anos, passando de 504 guardas em 2009 para 674 neste ano. A corporação tem 67 carros com quatro portas e 44 motocicletas, 20 bicicletas e um barco para fiscalização em áreas de mananciais. A guarda também tem nove bases fixas em centros educacionais e duas móveis para atuação na região central. Somente neste ano, o investimento na área foi de R$ 2,5 milhões.
“Já existe toda uma estrutura montada. Vamos saber agora dos problemas que afetam a pasta, para poder saber se esta estrutura precisará de adequações no transcorrer de 2013", relata Navarro, ao comentar sobre o aumento no efetivo e aquisição de material bélico.
PROJETO/ No Legislativo, tramita um projeto de autoria do vereador Paulinho Serra (PSD) – futuro secretário de Obras e Serviços Públicos - que atribui poder de polícia à GCM. A proposta visa alterar a Lei Orgânica do Município, sendo que a partir da aprovação, seria acrescentada a função de poder de polícia à guarda local, já que hoje a GCM atua apenas na defesa do patrimônio público e no apoio a segurança pública em bairros e locais de grande movimentação. Entretanto, a matéria será apreciada apenas na próxima legislatura, que assumirá no próximo dia 1º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário