Seguidores

sábado, 5 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI ADOTA DISPOSITIVOS ELÉTRICOS INCAPACITANTES PARA GARANTIR A SEGURANÇA


O atual Comandante da Guarda Municipal de Aracati, Marcos Vinícius, desde quando assumiu o Subcomando da Guarda Municipal em dezembro de 2009, contando com total apoio do Exmo. Prefeito Expedito Ferreira, do Secretário de Finanças Mauro e do Ex-Comandante Jocélio Gondim, vem buscando investir em capacitação profissional, valorização dos Guardas Municipais e equipamentos fundamentais para o exercício de suas funções. Garantindo maior segurança para estes e para a população, possibilitando que o Guarda Municipal possa agir também em situações de flagrante delito dentro de suas limitações operacionais, como vem agindo.
Nesse período de dezembro de 2009 a dezembro de 2012, foram adquiridas com recursos do município, duas viaturas renault sandero 1.6 zero quilômetro, coletes balísticos, rádios comunicadores, fardamentos e acessórios novos, curso de manuseio tático da tonfa e abordagem policial, curso com várias disciplinas ministrado pelo Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN através de uma parceria com a Guarda Civil de Mossoró, curso de manuseio tático de pistola elétrica em parceria com a Guarda Civil de Fortaleza, foi implantado o Grupamento de Resgate, criado a hierarquia da Guarda Municipal de Aracati, com a promoção dos atuais ocupantes do cargo de Segunda Classe para Primeira Classe e realizado o Concurso Público para mais novos trinta Guardas Municipais, que inclusive já foi homologado, dentre outras conquistas.
A Guarda Municipal de Aracati, além de ser o órgão fiscalizador do trânsito, tem colaborado muito com as ações em auxílio a Polícia Militar, através de operações conjuntas e devido a sua ostensividade percorrendo as ruas da cidade, o que acaba prevenindo atos de violência, além de efetuar algumas prisões em flagrante, inclusive de pessoas armadas.
Visando garantir maior segurança aos profissionais que fazem a Guarda Municipal de Aracati  nas abordagens e consequentemente mais sensação de segurança para a nossa população, a Guarda Municipal recebeu no último domingo, 09/12/2012, as armas de choque, sendo a primeira Guarda Municipal Cearense a utilizar a Spark, de fabricação nacional. Serão entregues 10 pistolas Spark, 50 espargidores de pimenta, além de acessórios. 
Segundo o Comandante da Guarda, Marcos Vinícius, todos os Guardas Municipais serão treinados pela empresa fabricante, antes de manusear as armas não letais. “Nós vamos utilizar as primeiras armas fabricadas no Brasil, nossos Guardas só vão usar este equipamento depois do treinamento e até o dia 31 todos estarão trabalhando com as pistolas”. A arma incapacitante foi construída pela empresa brasileira Condor, é a primeira arma elétrica incapacitante produzida no país, a Spark. Esta arma tem uma tecnologia diferente, pois corta automaticamente a corrente após 5 segundos do momento do disparo, o que dificulta a ocorrência de choques prolongados de forma involuntária (a memória do dispositivo armazena os últimos 1.000 disparos, para que possa haver auditoria sobre seu uso). Além disso, libera 40% menos energia transferida durante o choque, suficiente para incapacitar temporariamente um indivíduo e com muito mais segurança, reduzindo ao máximo o risco de acidentes. A arma brasileira possui também dispositivo de dupla ação, que evita acionamento acidental, e cartucho com trava de proteção. A Spark dispara dois dardos – com carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes – capazes de neutralizar sem causar lesão permanente ou morte , tem alcance de 6, 8 e 10 metros, mira a laser, memória digital e porta USB para captura de dados armazenados na arma sobre seu funcionamento.
De todos que fazem a Guarda Municipal de Aracati, resta somente agradecer ao Exmo. Prefeito Expedito Ferreira, ao Secretário de Finanças, ao Secretário de Obras e ao Comandante da Guarda Municipal por todas estas conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário