Seguidores

sábado, 5 de janeiro de 2013

PROMOÇÃO DOS INSPETORES E SUBINSPETORES DA GUARDA MUNICIPAL DO IPU

Correções e Alterações  Insp. Alves


Em solenidade na sede da Autarquia Municipal de Trânsito de Ipu (AMCI), o prefeito em exercício, Dr. Luiz de Gonzaga e o Secretário de Segurança do Município, Major Eucir de Castro nomeou três novos Inspetores (Francisco Saide Farias de Andrade Insp. de 1° Classe, Jairo Alves Gomes Insp. de 2° Classe e Antônio Edílson Sampaio Carlos Insp. de 3° Classe) e três Subinspetores( Francisco Wagner Martins de Sousa Sub. Insp. de 1° Classe, Antônio Alex Alves Andrade Sub. Insp. de 2° Classe e José Carlos Mesquita Barros Sub. Insp. de 3° Classe) da Guarda Civil Municipal de Ipu.

 Graduações da Guarda Municipal
O ato contou com a participação do efetivo do Pró Cidadania, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, na ocasião o Sr. Prefeito anunciou as novas medidas de conscientização para a fiscalização do trânsito de Ipu a partir do dia 01 de novembro de 2012.
Com a criação da Lei Nº 198/2009 de 16 de março de 2009 aprovado pela Câmara de Vereadores de Ipu que dispõe no seu artigo 4° da Lei complementar que disciplina o regimento da Guarda Civil Municipal, o novo Secretário de Segurança, Major Eucir de Castro através da Portaria nº 002/2012 e em uso de suas atribuições legais resolve nomear os Inspetores e Subinspetores da Guarda Civil Municipal de Ipu.



            Segundo o Art. 8º da Portaria de 19 de outubro de 2012, que trata das promoções, as tribuições dos Inspetores e Subinspetores consiste em auxiliar o comando da Guarda Municipal, fiscalizando os seus subordinados e auxiliando-os no serviço do dia-a-dia. Vejamos:
"Art. 8º - Compete aos Inspetores e Subinspetores da Guarda Civil Municipal coordenar e supervisionar os Guardas Civis Municipais na forma dos incisos a seguir:
I - realizar rondas constantes nos postos, exercendo uma fiscalização quanto a presteza da execução de policiamento e vigilância;
II – cientificar o Comando da Guarda sobre ocorrências havidas no turno ou período de serviço através de relatório; 
III- comunicar as irregularidades disciplinares havidas tais como falta, danos nos equipamentos fornecidos pela corporação e outras alterações existentes como anormais no serviço;
IV - apoiar os guardas municipais quando necessário no atendimento de ocorrência;
V – cientificar o escalão superior em caso de gravidade, ou quando da participação direta ou indireta dos componentes da guarda municipal em ocorrências ou infrações;
VI - conferir as escalas de serviço de seus subordinados antes destes assumirem seus serviços.
VII - alterar a escala de seu turno de serviço, em caso de qualquer emergência que necessite de intervenção da Guarda Civil Municipal, informando o Comandante da decisão tomada.
VIII - velar assiduamente pela conduta dos guardas em serviço.
IX - cumprir e fazer cumprir as normas gerais do Regime Disciplinar da Guarda Civil Municipal.
X - exercer outras atividades correlatas às suas competências e que lhe forem determinadas pelo Comandante da Guarda Civil Municipal."
Lembrando que estas promoções a muito tempo vinham sendo reivindicadas pelos integrantes da Guarda Municipal, e que desde quando a Guarda Municipal foi criada em 2005, que  já constava no projeto original da Lei que criava a Guarda algumas vagas para Inspetores e Subinspetores, mas que na época essas vagas não foram aprovadas. E que somente em 2009, quando o então Comandante Maj. Eucir, enviou um projeto para a câmara de vereadores é que reapareceu o assunto de se promover Inspetores e Subinspetores. O projeto foi aprovado, mas devido a mudança de comando ficou arquivado.
Somente agora com a volta do Maj. Eucir agora como Secretário de Cidadania e Segurança, que houve a reivindicada promoção, assim, nesses poucos meses da administração do então Prefeito Dr. Luis esta já está marcada na história da Guarda Municipal, como o prefeito que promoveu os primeiros inspetores e subinspetores da Guarda Municipal.    
A Guarda do Ipu, agora se equipara a outras guardas do Estado do Ceará que possuem seus inspetores e Subinspetores dirigindo e coordenando a corporação como a Guarda Civil de Sobral, Juazeiro do Norte e Fortaleza, etc.
Está previsto para o próximo ano (2013) o envio de um projeto de criação do Plano de Cargos e Carreira (PCC) da Guarda Municipal, onde consta de forma mais detalhada as formas e condições para a promoção de todos os integrantes da Guarda Municipal, que irá beneficiar os guardas que agora não foram contemplados com a promoção, além dos percentuais a serem recebidos por cada graduação conforme os guardas forem subindo na hierarquia.
Agora é questão de tempo para que todos os integrantes da guarda municipal veja o seu PCC ser aprovado pela Câmara de Vereadores. 
Segundo as propostas de alguns vereadores eleitos para o pleito de 2013 como o próprio prefeito eleito Serginho, a intenção e equipa e investir cada vez mais na Guarda Municipal. Já que um dos itens do seu plano de governo que circulou durante a campanha é a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, ou seja, provavelmente será realizado concurso para guardas municipais no governo de Serginho, vamos aguarda para ver se as promessas de campanhas irão ser cumpridas.


Fonte: oguardamunicipaldoipu.blogspot.com.b
1 Portaria 002, Documentação Prefeitura Municipal de Ipu.
2 Regime Disciplinar da Guarda Civil Municipal
3 Foto/Video Afranio Soares
4 Reportagem: afraniosoares.blogspot.com.br
5 Imagem com as Graduações Insp. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário