Seguidores

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RS Novo Hamburgo - Guarda Municipal recebe 24 Armas de Choque para Policiamento


Arma de baixa letalidade deverá ser usada em imobilização durante abordagens


Novo Hamburgo  - Foram entregues à Guarda Municipal de Novo Hamburgo na manhã desta terça-feira, 22 de janeiro, 24 armas de condutividade elétrica, também conhecidas como armas de baixa letalidade. O ato aconteceu no pátio do Centro Administrativo Leopoldo Petry e faz parte do Programa Municipal de Prevenção da Violência, desenvolvido juntamente com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A previsão é que nos próximos quatro meses mais 26 armas desse tipo cheguem ao Município.
Durante a cerimônia, o prefeito Antonio Lucas exaltou a estrutura que a guarda vem adquirindo para a qualificação da segurança pública e dos trabalhos de prevenção. “Já foram novos carros e agora armas novas. Com essa reestruturação, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo está servindo de modelo para outros municípios”, declarou. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Danilo Oliveira da Silva, salientou que a medida está ligada ao processo de adequação da Guarda Municipal a novas normas. “Estamos obedecendo a uma determinação federal, de também usar armas de baixa letalidade. A previsão é de que esse tipo de armamento seja levado a eventos especiais e onde tiver grande quantidade de pessoas, como em escolas, hospitais e postos de saúde”, explicou.
A capacitação para a utilização das armas de condutividade elétrica ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, inicialmente para 60 guardas municipais. O curso terá, ao todo, duração de 8 horas, sendo 4 horas teóricas e 4 horas práticas. Um tenente-coronel do Rio de Janeiro ministrará as aulas.
Prevenção da violência prevê mais ações
O Programa Municipal de Prevenção da Violência prevê três ações. A primeira é o equipamento da Guarda Municipal, com viaturas e armas de baixa letalidade para o policiamento comunitário. A segunda ação refere-se à capacitação dos guardas para mediação de conflitos, como o policiamento comunitário com a utilização da arma de condutividade elétrica. Por último está a elaboração de oficinas de prevenção da violência, que serão ministradas na comunidade e em escolas. Essas oficinas abordarão diversos temas, como direito dos idosos e das mulheres, homofobia e bullying, entre outros.
Fonte:http://www.diariodecanoas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário