Seguidores

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ex-alunos do Anjos da Guarda estão Prontos para Assumir Monitorias


 
Pelo menos 13 ex-alunos do Anjos da Guarda  já têm condições de assumir monitoria do projeto social tutelado pela Guarda Municipal de Belém. Eles concluíram o Curso de Formação de Monitores, exclusivamente criado para esse fim.
A turma concluinte iniciou com 20 jovens com idade acima dos 15 anos. O projeto - vale lembrar – oferta atividades sócio-educativas a crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 14 anos. Quando o aluno atinge os 15 anos é obrigado a sair. Agora, no entanto, existe a possibilidade dos interessados continuarem no projeto, mas na condição de monitores.
Essa é a primeira turma a ser formada. Dos 20 alunos, 13 conseguiram chegar até o final do curso. A última aula, sobre Direitos Humanos, foi ministrada  pelo chefe da Divisão de Ensino, inspetor Gerson Albuquerque, na manhã da última sexta-feira, 13.
De acordo com o inspetor Hernandes Neves, coordenador do Anjos da Guarda, os critérios adotados para a escolha desses jovens, além da idade, reúnem “o perfil de liderança, disciplina, comportamento e assiduidade ao longo da permanência deles no projeto.”
As aulas do curso iniciaram em novembro de 2011 com intervalo em dezembro, para as festas de fim de ano, e em janeiro, para as férias escolares. No total, foram 20 horas/aulas sobre os mais diversos temas: Chefia e Liderança, Funções e Atribuições de Monitoria, Rede de Proteção Social, Educação Ambiental e Responsabilidade Social, Violência nas Escolas, Noções Básicas de Informática, Noções Básicas de Primeiros Socorros, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90), Direitos Humanos e Ordem Unida (sobre sinais de respeito, Hierarquia e Disciplina).
Além do inspetor Gerson, as disciplinas foram ministradas pelos guardas Marcelo Faro , Adaelson Souza, Marinete Morais, Elder Melo e pelo próprio inspetor Hernandes. Todos compõem a equipe de instrutores do Anjos da Guarda. O objetivo do curso de formação é incentivar atitudes que promovam a participação efetiva desses jovens, permitindo, assim, o crescimento pessoal e profissional deles.
A expectativa é de que em maio os alunos recebam os seus certificados como novos monitores do Anjos da Guarda. “A partir de então, estão aptos a somar no trabalho que realizamos junto as mais de 300 crianças e adolescentes que atendemos com medidas sócio-educativas no projeto”, informou o inspetor Hernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário