Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Belém / Praças da República e Batista Campos Ganham Reforço de Efetivo

  

O comando da Guarda Municipal de Belém (GMB) decidiu reforçar a segurança nas praças da República e Batista Campos. O efetivo que dá plantão 24 horas nesses logradouros, antes constituído por apenas três guardas, passa agora a contar com cinco.

Com a medida, já efetivada, o comando da corporação espera garantir maior segurança tanto para os freqüentadores do espaço como também ao patrimônio público, como as peças históricas, gradis, luminárias, bancos e até plantas ornamentais.

De acordo com o chefe da Divisão de Operações (DOP), inspetor Roberto Carlos, a medida só foi possível porque a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) assumiu a responsabilidade pela segurança da Unidade de Saúde da Terra Firme e do Hospital de Mosqueiro. “Os guardas que antes faziam a segurança na Terra Firme foram remanejados para a Praça Batista Campos e os que cobriam a Unidade de Mosqueiro estão na Praça da República”, explicou.

Vale relembrar que, a pedido da própria Sesma, em dezembro do ano passado, a GMB passou a atender, além da UMS da Marambaia e dos dois prontos-socorros, mais 30 unidades de saúde passaram a contar com a segurança dos guardas municipais. Nada menos do que 250 servidores foram escalados para assumir essa demanda da Sesma. Mas, para tanto, alguns postos de serviços tiveram que ser suprimidos. No total, foram seis: Complexo do Ver-O-Peso, Complexo Aldeia de Cultura Amazônica, viaturas de apoio do Gabinete de Gestão, da Ronda Escolar e do serviço operacional da própria GMB, assim como redução dos efetivos das praças de Belém.

Mesmo com a redução do efetivo em alguns postos de serviços e a supressão em outros, a Guarda Municipal procurou garantir a segurança e a preservação do patrimônio público municipal. “Só em janeiro e fevereiro, apesar do efetivo reduzido, conseguimos recuperar um refletor e uma grade de ferro da Praça da República. Os objetos foram furtados por moradores de rua. Inclusive, um deles foi pego em flagrante e encaminhado para a Seccional do Comércio”, lembrou o chefe da DOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário