Seguidores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Unificação das polícias Civil e Militar é discutida em audiência


  

Foto: Assessoria
Unificação das polícias Civil e Militar é discutida em audiência
Em uma audiência pública promovida pelo Ministério da Justiça, foi discutido o setor de segurança pública e o atual modelo de polícia brasileiro. Entre os conceitos abordados, a unificação das polícias Civil e Militar.

A união é objeto da Proposta de Emenda à Constituição 102, de autoria do senador mato-grossense Blairo Maggi. O evento foi realizado sexta-feira (03) e, pela PEC, o Brasil passará a contar, entre outros quesitos, com o ciclo completo de polícia.

O modelo de segurança é adotado em países como Alemanha, Suíça, Itália e Japão, de acordo com a assessoria de imprensa do senador.

O coronel da Polícia Militar de Mato Grosso Eumar Novacki, representando Blairo Maggi, apresentou dados levantados pelo Ibope –  em outubro passado (2011) –, onde 47% dos entrevistados acreditam na eficácia da unificação das duas instituições.

A reestruturação do modelo é também uma forma de assegurar recursos a serem investidos especificamente na segurança pública. “Para ser guardião dos direitos da sociedade, é preciso que a polícia tenha autonomia“, ressaltou Novacki.

Integração e tecnologia

As guardas municipais estaduais também poderão colaborar com o a atuação da polícia unificada. A sugestão da PEC 102 é que atuem de forma a contribuir com a repressão de crimes de menor vulto, como lesão corporal leve e culposa, por exemplo, segundo informação da assessoria de Blairo Maggi.

Novacki citou o exemplo de uma parceria feita entre os Estados de Mato Grosso e Rondônia que, atuando de forma conjunta, obtiveram bons resultados na repressão de crimes na fronteira do município de Colniza (MT).

A sugestão de Maggi é que o novo molde seja adotado sucessivamente, a partir de bons resultados colhidos pelos entes pioneiros.
f

Nenhum comentário:

Postar um comentário