Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Guarda Municipal de Ponta Grossa Precisa Quadruplicar Efetivo


  

Ponta Grossa precisa de um guarda municipal para cada mil habitantes. Com uma população de quase 320 mil, deficit é de 240 homens e o quadro atual precisa ser aumentado em 4 vezes

Credito:Clebert GustavoCredito:Clebert Gustavo
Ponta Grossa tem hoje 32 câmeras de vigilância e tem mais 72 aparelhos em processo de aquisição para o ano que vem, o que irá exigir mais guardas
Na continuidade da série PG em Debate, o Jornal da Manhã trata hoje dos desafios que o próximo prefeito de Ponta Grossa terá que enfrentar na área da segurança pública. Nesse setor, a principal ação a ser tomada é a contratação de maior efetivo para a Guarda Municipal. Hoje, de um total de 145 guardas, somente cerca de 80 estão em atividade, em virtude de afastamentos. Porém, o ideal seria que houvesse em operação um guarda para cada mil habitantes. Como Ponta Grossa tem 317 mil habitantes, o efetivo da Guarda deve chegar próximo a esse número, o que leva o próximo governante a ter que quadruplicar o quadro atual, contratando mais cerda de 240 guardas.
Para o atual coordenador da Guarda Municipal, Edimir de Paula, que está à frente do trabalho na área da segurança pública há sete anos, o aumento do efetivo é o principal entrave a ser solucionado. Ele ressalta que o atual governo buscou contratar mais pessoal, mas que os baixos salários e as condições de trabalho são um empecilho para a permanência dos guardas em serviço. Edimir conta que do último concurso público realizado pela Prefeitura, foram chamados 90 pessoas para preencher 30 vagas e que destes apenas 24 ainda estão em serviço.
 
“É uma situação complicada porque existe a necessidade de contratar mais guardas, mas os salários baixos, o regime atual que não favorece e mesmo o turno fixo de trabalho, com jornadas fixas das 23 horas às 7 horas, acabam fazendo com que não permaneçam”, explica Edimir, emendando que a Prefeitura gasta para formar os guardas, que depois vão embora quando encontram um emprego melhor.
 
Conforme o coordenador da Guarda, a administração atual não teve condições de implantar um novo plano de cargos e salários porque demanda um alto investimento, e que o próximo prefeito terá que atuar para conseguir superar essa carência.
 
Com mais homens, o trabalho da Guarda, que hoje se concentra nos prédios públicos e no auxílio às demais forças policiais do Estado e da União, poderia ser ampliado. Edimir conta que o Município carece de um grupamento ecológico, de um grupamento de ronda escolar e de um grupamento rural. Outro local que carece de mais guardas é a Central de Monitoramento das câmeras de vigilância, que faz parte do Gabinete de Gestão Integrada do Município, que engloba a ação conjunta entre a Guarda Municipal e os órgãos estaduais e federais.
 
Ponta Grossa tem hoje 32 câmeras de vigilância e tem mais 72 aparelhos em processo de aquisição, mas devem ficar para o ano que vem. O projeto total é para 202 câmeras em todo o Município, o que representa a necessidade de pelo menos 40 guardas para fazer o acompanhamento do monitoramento. A assessoria do candidato Krystofer Bannach (PCB) não enviou as propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário