Seguidores

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

1º MULHER A COMANDAR O BOPE VENCEU "SEM PEDIR PRA SAIR"

Cynthiane raspou o cabelo e passou cinco meses com um grupo de homens na mata, enfrentando dificuldades impostas por um dos mais rigorosos cursos de ações táticas e operações especiais do país, que prepara policiais de tropas de elite para atuar em situações complexas como sequestros e distúrbios em presídios. No dia 19 de outubro, a hoje tenente-coronel Cynthiane Maria Santos, de 40 anos, foi nomeada pela Polícia Militar a primeira mulher a comandar uma tropa de elite no Brasil: o Batalhão de Choque do Distrito Federal.
"No curso [do Bope], a pressão é tanta que você fica assexuado. Não tive nenhum problema" Cynthiane Maria Santos, tenente-coronel da PM
Rastejar na lama, buscar criminosos na mata e suportar frio, longas caminhadas, noites sem dormir, racionamento de comida e horas seguidas de aulas de tiro garantiram a Cynthiane a farda com uma caveira, símbolo das melhores tropas de elite do mundo.
Ela é uma das poucas brasileiras a concluir um curso da elite da polícia. Formada em 1999 no treinamento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Distrito Federal, foi a única mulher em meio a 42 homens. Vinte abandonaram. Ela, não.
"Ainda há preconceito. Ouço comentários de que não acreditam que eu concluí o curso, que não sou capaz. Mas os homens me respeitam, nunca tive caso de insubordinação. Ainda quero mais. Todo mundo sabe que meu sonho é comandar o Batalhão de Operações Especiais", diz a tenente-coronel.
Ela garante que não teve qualquer regalia ou diferencial em relação aos demais colegas. Nos treinamentos na mata, tinha que procurar "uma moita" mais longe quando precisava ir ao banheiro. "No curso, a pressão é tanta que você fica assexuado. Não tive nenhum problema".
'Pede pra sair'
As dificuldades do curso fizeram Cynthiane pensar em desistir. "Eu falava 'vou pedir para ir embora, não aguento mais', e meus colegas do curso me incentivavam a fazer isso. Eles respondiam ‘pede, pede para sair mesmo, porque daí eu posso sair também’. Não desistiam porque eu ainda estava lá", relembra. "Mas daí eu pensava: daqui eu não saio, daqui ninguém me tira".
Além do Distrito Federal, nove estados possuem Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Em nenhum deles, no entanto, uma mulher completou o curso de formação. Em Roraima, uma sargento passou nos testes físicos e psicológicos, conseguiu ingressar no treinamento que dura 7 meses, mas foi cortada depois de 80 dias. Segundo o major Elias Santana, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Roraima, ela não suportou as adversidades do curso.
"Eu falava 'vou pedir para ir embora, não aguento mais', e meus colegas do curso me incentivavam a fazer isso. Eles respondiam ‘pede, pede para sair mesmo, porque daí eu posso sair também’.Cynthiane Maria Santos.
No Bope do Rio de Janeiro, famoso pelo filme "Tropa de Elite", nenhuma mulher foi formada desde que a unidade foi criada, em 1978. Em São Paulo, tanto as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) quanto o Comandos e Operações Especiais (COE), tropas usadas na repressão contra grupos armados em situações de alto risco, não permitem mulheres em seus grupos operacionais.
Os cursos de Comandos, do Exército, de Para-Sar, da Aeronáutica e de Comandos Anfíbios, da Marinha, também não permitem o ingresso de mulheres. Os três grupos das Forças Armadas formam agentes extremamente especializados em ações contra-terrorismo, no resgate de reféns, em inteligência e ações diferenciadas em zonas de conflito.
"Este universo de tropas especiais é muito masculino. Eu já estou completamente integrada aqui no Distrito Federal, mas deve ter situações pelo país que mulheres ainda enfrentam muito preconceito", afirma Cynthiane.
Depois de Cynthiane, nenhuma outra mulher fez um curso de operações especiais no Brasil. Onze anos antes dela, duas mulheres, também no Distrito Federal, fizeram um curso semelhante, mas ainda não existia Bope na região.
"A minha chegada ao comando mostra que uma mulher pode qualquer coisa, basta querer, ter preparo psicológico e persistência", completa a oficial, com unhas pintadas de vermelho e longos cabelos pretos presos em um rabo de cavalo.
"A minha chegada ao comando mostra que uma mulher pode qualquer coisa, basta querer, ter preparo psicológico e persistência" _Cynthiane Maria Santos

"Vamos cortar o cabelo longo dela"
Cynthiane recorda que, no início do curso, ouviu uma conversa entre dois instrutores. "Vamos cortar o cabelo longo dela e fazer ela se desligar. Pegar ela pela vaidade", recorda. "Eu ouvi o comentário e cheguei ao quartel de cabelo curto, mas decidiram passar máquina zero. Meu filho tinha 3 anos e se assustou quando me viu. Eu brinco que carreguei cada um dos meus companheiros nas costas, porque tinha que mostrar que eu estava ali para sobreviver, para mostrar para eles que eu era capaz", diz a oficial.
"Acho que foi muito mais difícil para eles, homens, entenderem que eu estava passando por todas as etapas e conseguindo ir adiante, do que para mim. Quando decidi fazer o curso, pensei: eu só saio daqui se algo grave acontecer. Não vou desistir", afirma.
"Para mim, é um enorme desafio comandar o Choque por nenhuma outra mulher ter comandando uma tropa de elite no país. Mas não deixo a feminilidade de lado, por ser o que eu sou. Uso vestido, salto alto, maquiagem. Fora do quartel, eu sou a Cyntiane, não a comandante"._ Cynthiane Maria Santos

Treinamento diferenciado
O Bope do Rio de Janeiro, unidade reconhecida como uma das melhores do mundo em incursões em favelas, devido a operações diárias contra traficantes, tem algumas policiais mulheres que trabalham em áreas como medicina e comunicação social. No entanto, segundo o coronel Mário Sérgio Duarte, ex-comandante-geral da PM do Rio e que comandou o Bope, nenhuma delas fez o curso.
"Não há mulheres cursadas no Bope. Até há algumas do quadro de combatente, em outros setores. Tínhamos o projeto de adequar o curso para a presença de mulheres, com um teste de aptidão física (TAF) e treinamentos diferenciados, mas não acabou ocorrendo", diz Duarte.
Através da assessoria de imprensa, o Bope do Rio de Janeiro informou que não limita vagas pelo sexo e que tanto homens como mulheres podem se inscrever no curso. "As provas seletivas são as mesmas e não há previsão para modificação no edital, visando diferença em qualquer etapa do concurso".
Filha de militar do Exército, a tenente-coronel Cynthiane lembra que sempre teve o apoio da família na carreira, desde que ingressou na Academia da PM do Distrito Federal, em 1992. Nas ruas, ela trabalhou no policiamento de trânsito, na Guarda Presidencial e, por um ano, em missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Timor Leste.
"Quando me formei como PM, os tempos eram outros. As mulheres trabalhavam em grupos separados dos homens. Depois que fiz curso de pós-graduação, assumi a responsabilidade por áreas de ensino da polícia", relembra. "Resolvi conhecer um dos vários cursos realizados no Bope e o primeiro que fiz foi para me especializar na segurança de autoridades. Eu estava em ótima forma física e o comandante do Bope me convidou para ficar. Não tinha ideia do que me esperava".
No comando do Batalhão de Choque, que inclui pelotões que buscam conter assassinatos na região metropolitana do Distrito Federal, a oficial diz que a profissão lhe permite viver muitas emoções e "situações bem peculiares". "Quanto você está em uma troca de tiros, sua vida está em risco por milímetros. É uma situação em que você está muito exposto", diz.
Ela recomenda que mulheres tenham coragem para arriscar na carreira. "Para mim, é um enorme desafio comandar o Choque por nenhuma outra mulher ter comandando uma tropa de elite no país. Mas não deixo a feminilidade de lado, por ser o que eu sou. Uso vestido, salto alto, maquiagem. Fora do quartel, eu sou a Cyntiane, não a comandante.

MULHER, MOTOTAXISTA E IDOSO ENVOLVERAM-SE EM ACIDENTE




Por volta das 10h30min da quarta-feira (28), no Cruzamento das Ruas: José de Alencar com Riachuelo aconteceu um acidente envolvendo duas motocicletas. Envolveu-se no acidente a Srª Maria A. M. Silva, que conduzia uma motocicleta, Honda/Fan, de cor preta; o mototaxista José C. R. dos Santos e o passageiro Francisco P. do Nascimento de 76 anos. Todos foram socorridos ao Hospital Local. Estiveram presentes na ocorrência os Guardas Civis Municipais Erick, Linhares e Everton que tiveram como foco principal as vítimas. Entretanto os veículos foram retirados do local por populares sem serem identificados. Com informações do GM Everton.

JOVEM ESTUDANTE SOFRE ACIDENTE E TEM PERNA FRATURADA





Por volta de 12h20min desta quinta-feira (29), a Guarda Civil Municipal foi acionada, via Copom da PM, dando conta de um acidente com vítimas no Cruzamento das Ruas: Alcindo Rocha com Humaitá. Uma Equipe da GCMC dirigiu-se ao local da ocorrência. Chegando lá, se tratava de uma colisão envolvendo uma Caminhonete, GM/D20 Custom, de cor verde, de placas HUP-0168, conduzida por Iran O. Fontenele (Habilitado), e uma motocicleta, Honda/Pop 100, de cor roxa, sem placa, conduzida pela jovem estudante, a menor de iniciais I.C.R. que conduzia à passageira, também menor, de iniciais L.S.S. que sofreu apenas escoriações. Segundo informações de populares colhidas pelos Agentes de Trânsito o motorista da Caminhonete teria avançada a preferencial provocando o acidente. A condutora da motocicleta, com fratura na perna esquerda, foi socorrida pela a Equipe da Guarda e levada ao Hospital Local para receber atendimento médico. O motorista do carro foi levado a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Em virtude da motocicleta está sem placa foi recolhida ao Pátio da GCMC. Atenderam a ocorrência os Agentes de Trânsito Jonas e Roberto e os Guardas Civis Lindomar, Lúcio e Gerson.

CURITIBA - Guarda Reforça Segurança no Centro de Curitiba


A região central, que concentra comércio e atrações de Natal, terá a segurança reforçada pela Guarda Municipal de Curitiba a partir deste sábado (1). Durante o mês de dezembro, o trecho entre as praças Osório e Santos Andrade, terá ronda permanente de 28 homens. O local inclui lojas, feiras e diversas atrações natalinas.
“Nosso objetivo é aumentar a segurança dos moradores e turistas que estão fazendo compras ou participando dos eventos que acontecem pela cidade”, explica o coordenador da Guarda Municipal de Curitiba, Sicarlos Pereira Sampaio.
A operação reforçada prossegue até o Natal, diariamente, com ênfase no horário entre 10 e 22 horas. Os homens estarão principalmente nas áreas de maior concentração comercial e aglomeração de pessoas.
Outra ação que reforça a segurança é o fone 153, colocado à disposição da população para denunciar atos de vandalismo e estabelecer uma ligação mais próxima entre a Guarda Municipal e o cidadão.
Videomonitoramento – Nos últimos anos, Curitiba ganhou um importante reforço na área de segurança com a instalação de câmeras de videomonitoramento. Apenas na região central, há 49 em funcionamento. No total, são 171 equipamentos na cidade.
Até fevereiro de 2008, Curitiba contava com apenas 14 câmeras ao longo da Rua XV de novembro, na região central.  As imagens captadas pelas câmeras de monitoramento ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas forças de segurança.
Os equipamentos fazem parte do planejamento que prevê a instalação de 450 câmeras até a Copa do Mundo de 2014. “Apesar da segurança pública não ser uma atribuição constitucional dos municípios, Curitiba tem procurado atender de forma especial os anseios da população”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain.
Segurança nos bairros – Além do eixo central, as câmeras de videomonitoramento já estão presentes em vários bairros de Curitiba. No segundo semestre deste ano, o Sítio Cercado ganhou um projeto pioneiro e exclusivo no Brasil. São 33 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som. As novas câmeras tem mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens.
Os maiores beneficiados são os 120 mil moradores do bairro Sítio Cercado, um dos mais populosos de Curitiba. Localizado no Sul da cidade, o bairro tem aproximadamente 14 mil estabelecimentos comerciais, que contabilizam diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas. Apenas na região mais movimentada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, num trecho de aproximadamente três quilômetros, estão três mil pontos de comércio.

CURITIBA - Guarda Reforça Segurança no Centro de Curitiba


A região central, que concentra comércio e atrações de Natal, terá a segurança reforçada pela Guarda Municipal de Curitiba a partir deste sábado (1). Durante o mês de dezembro, o trecho entre as praças Osório e Santos Andrade, terá ronda permanente de 28 homens. O local inclui lojas, feiras e diversas atrações natalinas.
“Nosso objetivo é aumentar a segurança dos moradores e turistas que estão fazendo compras ou participando dos eventos que acontecem pela cidade”, explica o coordenador da Guarda Municipal de Curitiba, Sicarlos Pereira Sampaio.
A operação reforçada prossegue até o Natal, diariamente, com ênfase no horário entre 10 e 22 horas. Os homens estarão principalmente nas áreas de maior concentração comercial e aglomeração de pessoas.
Outra ação que reforça a segurança é o fone 153, colocado à disposição da população para denunciar atos de vandalismo e estabelecer uma ligação mais próxima entre a Guarda Municipal e o cidadão.
Videomonitoramento – Nos últimos anos, Curitiba ganhou um importante reforço na área de segurança com a instalação de câmeras de videomonitoramento. Apenas na região central, há 49 em funcionamento. No total, são 171 equipamentos na cidade.
Até fevereiro de 2008, Curitiba contava com apenas 14 câmeras ao longo da Rua XV de novembro, na região central.  As imagens captadas pelas câmeras de monitoramento ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas forças de segurança.
Os equipamentos fazem parte do planejamento que prevê a instalação de 450 câmeras até a Copa do Mundo de 2014. “Apesar da segurança pública não ser uma atribuição constitucional dos municípios, Curitiba tem procurado atender de forma especial os anseios da população”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain.
Segurança nos bairros – Além do eixo central, as câmeras de videomonitoramento já estão presentes em vários bairros de Curitiba. No segundo semestre deste ano, o Sítio Cercado ganhou um projeto pioneiro e exclusivo no Brasil. São 33 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som. As novas câmeras tem mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens.
Os maiores beneficiados são os 120 mil moradores do bairro Sítio Cercado, um dos mais populosos de Curitiba. Localizado no Sul da cidade, o bairro tem aproximadamente 14 mil estabelecimentos comerciais, que contabilizam diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas. Apenas na região mais movimentada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, num trecho de aproximadamente três quilômetros, estão três mil pontos de comércio.

GCMC - AÇÃO SOCIAL


Foto/Ilustratita: Vtr GCMC

Por volta das 09h30min da segunda-feira (26), a Guarda Civil Municipal foi acionada por populares para comparecer na Secretaria Municipal de Saúde para conduzir a Senhora Maria J. S. L. Oliveira, até a sua residência que fica na “Boca do Leão” nº30, Pantanal, Bairro: Coqueiros, pois a mesma havia sido medicada em virtude de uma dor abdominal que impossibilitava sua locomoção. Uma Equipe da GCMC dirigiu-se ao local e atendeu a solicitação popular. Com informações do Agente de Trânsito Marques



Foto/Ilustrativa: Vtr GCMC

Por volta da 1ª hora desta terça-feira (27), a Guarda Civil Municipal foi acionada pelo esposo da Srª Isabel C. Pereira, residente a Rua: Perimetral nº745, Bairro: Boa Esperança, pois a mesma estava, no momento, sofrendo uma intensa falta de ar. Uma Equipe da GCMC dirigiu-se ao endereço acima citado e prestou socorro à vítima conduzindo-a até ao Hospital local para receber atendimento médico. Posteriormente recebemos a informação que a Srª Isabel foi atendida e passa bem.Com informações do Agente de Trânsito Marques.
.

Guarda Municipal Evita Possível Execução no Itamaracá

Guardas municipais Da Silva, Mendonça, Martins, Marchioretto, Alauk e Gomes conseguiram evitar uma possível execução na tarde de domingo, no jardim Itamaracá, onde dois jovens quando se encontravam num pasto no local foram abordados por 6 elementos, os quais estavam armados amarraram uma das vitimas e atiraram na outra.
A ação foi presenciada por um morador, que acionou imediatamente a guarda municipal. A guarda chegou rapidamente ao local, evitando assim uma tragédia. Os jovens foram socorridos pela GM e levados ao HM. Um dos jovens levou um tiro no braço e o outro foi amarrado e levou coronhadas na cabeça. Com a chegada da polícia os autores conseguiram fugir. O jovem baleado continua em observação no HM enquanto o jovem que levou coronhadas na cabeça foi liberado.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MOTOCICLISTA COLIDI COM MEIO FIO DE CALÇADA E FICA DESACORDADO




Por volta das 11h00min do domingo (25), foi apreendida uma motoneta, Honda/Biz, sem placa, na Rua: Esperantina nas imediações do Hospital S. Francisco. A abordagem fora realizada por Policiais Militares. Segundo pesquisa ao sistema do Detran o veículo está com sua cor alterada. A motocicleta foi recolhida ao Pátio da GCMC.

Já por volta das 20h00min, nas proximidades do prédio do INSS, o motociclista conhecido pelo nome Osmarino, conduzindo uma motocicleta, Honda/Titan 125, cor azul, de placa HWX-0865, colidiu com uma calçada e sofreu uma queda que o deixou desacordado por alguns minutos. A motocicleta foi entregue ao irmão da vítima, o Inspetor de Polícia Civil Pádua.Com informações do GM Everton.

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) TEM CORREGEDORIA E OUVIDORIA APROVADA NA CÂMARA DE VEREADORES


GM Marcos Adriano - Comandante da Guarda Municipal de Jacobina/BA

No dia 07/11/12, foi votada e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Jacobina, o projeto de Lei que cria a Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal de Jacobina, perguntado ao comandante da Guarda Municipal de Jacobina, Senhor Marcos Adriano Rocha dos Santos sobre a importância da criação da Corregedoria e Ouvidoria o mesmo disse, “é primordial para toda instituição de Segurança Pública, ter sua Corregedoria e Ouvidoria independentes, uma vez que além de facilitar o cumprimento disciplinar, ético e hierárquico da Guarda Municipal, a maioria dos convênios com a Polícia Federal e Ministério da Justiça é exigido que a Guarda Municipal possua Corregedoria e Ouvidoria independentes, a exemplo do Convênio para porte de arma de fogo e INFOSEG”.

Lembrando que a Guarda Municipal de Jacobina protocolou no SINARM (Sistema Nacional de Armas) no dia 26/07/12, o Plano de Trabalho para convênio com a Polícia Federal, autorizando a Guarda Municipal de jacobina a portar arma de fogo, e a Corregedoria e Ouvidoria é uma das exigências da Polícia Federal para firmar o convênio.

GCMC DAR APOIO A POLÍCIA EM ACIDENTE NA CE-085



Foto:GCMC

Por volta das 03h00min do domingo (25), a Guarda Civil Municipal foi acionada pela PM a comparecer na CE-085 nas proximidades de uma curva nas imediações do Fransquim Ferreira. A PRE estava no comando da ocorrência, pois o sinistro aconteceu em uma via estadual que faz parte de sua competência. A GCMC foi ao local para auxiliar no controle do trafego de veículo em virtude de uma festa que estava acontecendo nas proximidades. O acidente foi entre uma motocicleta, Honda/Titan, e uma Toyota/Hylux, sendo que o motociclista veio a óbito no local da colisão. Estiveram no local os Agentes de Trânsito Flávio e Carlos e os Guardas Municipais Gleison, Lannier e Odécio. Com informações do Agente de Trânsito Flávio.

REUNIÃO COM O COMANDANTE MALTA E SUB COMANDANTE ANANIAS.





CD Faria, Sub-Ananiashospedagem de sites gratis php

Na data de Hoje, 26/11, a Diretoria da Abraguardas, Pres. Faria e Diretor Bueno, foi recebida no Comando da GCM, o objetivo da visita foi saber do Senhor Comandante da GCM, na condição de Presidente do Conselho das Guardas Municipais, o que temos de real do marco regulatório da GCM. O Presidente Malta nos informou que o trabalho do grupo técnico finalizou os trabalhos e as diretrizes do projeto foram entregues a Dr(a) Cristina Vila Nova, a qual terá a responsabilidade de viabilizar a proposta em Projeto de Lei.

O Presidente Malta informou que durante o Congresso Nacional que se realizará em dezembro, uma mesa está formatada, para que esta questão seja levada ao conhecimento de todos os Guardas e que durante o evento o projeto poderá ser alvo de questionamentos dos participantes. Outra reivindicação levada pela Abraguardas foi a questão das transferências de armamento por doação para as Guardas Municipais, beneficiárias de Habeas Corpus Preventivo, fato que está sendo negado por algumas Superintendências da Policia Federal, a sugestão da Abraguardas é que a questão seja alvo de regulamentação e concessão através de portaria da SENASP.

Também informou o Presidente que irá levar esta questão ao SENASP, e se comprometeu seu empenho na solução de tão importante demanda. Agradecemos o espaço da Visita, que nos foi dado pelo Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, e lhe desejamos sucesso e que alcance os objetivos que são comuns a todas as Guardas do Brasil. CD Faria, Sub-Ananias CD Faria, Sub-Ananias CD Faria, Comandante Malta CD Faria, Comandante Malta CD Faria, Comandante Malta, Sub-Ananias, CD Bueno CD Faria, Comandante Malta, Sub-Ananias, CD Bueno Comandante Malta, CD Faria Comandante Malta, CD Faria Comandante Malta, CD Faria Comandante Malta, CD Faria Sub-Ananias Comandante Malta, CD Faria.

 hospedagem de sites gratis php

domingo, 25 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE CAMPINAS PASSARÁ A USAR ARMA SEMELHANTE A FUZIL AR-15

                  
A GUARDA MUNICIPAL DE EMBU-GUAÇU É PIONEIRA NO EMPREGO DA SAFIR T-14

A GMC (Guarda Municipal de Campinas) passará a usar em suas patrulhas a espingarda T-14, arma de alto poder de fogo, semelhante ao fuzil AR-15.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sinval Dorigon, o novo armamento será utilizado em casos de violência ostensiva, e apenas pelos supervisores e chefes da corporação.
"Não vejo problema na aquisição. É mais um reforço para atuar em apoio às polícias Militar e Civil", afirmou.
A medida foi criticada pelo presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Paulo Mariante, que informou que a decisão da Guarda será discutida na reunião de amanhã do órgão.
A nova arma será utilizada por 32 agentes da corporação. A espingarda T-14 é semi-automática, tem capacidade de disparar de 10 a 15 tiros e é semelhante aos fuzis usados pela PM carioca.
"A GM está desvirtuando o seu papel. Esta não pode ser uma decisão isolada, mas tomada junto com a Polícia Militar", disse Mariante.
A Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública informou que a adoção desse armamento é permitida por lei.

        

XXII CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS

                  
          
 XXII CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS
                              Acontecerá na Cidade de São Paulo
                                  12 a 14 de dezembro de 2012

                                            Anhembi Parque
                                Auditório Elis Regina e Halls Nobres
                         Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo/SP

Façam suas inscrições através do link:
http://www.conselhonacional-gcm.blogspot.com.br/

Luto/GCM Hipólito Vítima da Guerrilha Urbana Promovida pelo PCC




Guarda Municipal de Cosmópolis Adquirirá Novas Viaturas


Segundo o secretário de segurança pública e trânsito Dr. Carlos Alexandre Braga, a Guarda Municipal fará a aquisição de novas viaturas para patrulhamento do município.

A verba para a compra veio através de parceria feita com a AGENCAMP.
Uma das empresas que veio até o município trazer viaturas para a apreciação do secretário foi a Polsec.

A empresa trouxe uma viatura com sistema de câmeras integrado que pode transmitir imagens do patrulhamento ao vivo para uma central como que já existe no município. A viatura também é equipada com impressora e rádio de comunicação de última geração.
As seis câmeras da viatura podem ser operadas através de um joystick conduzido pelo encarregado da viatura.

Segundo Braga, a compra de novas viaturas ainda está em fase avaliação dos equipamentos e outras viabilidades, podendo assim receber a visita de outras empresas do ramo.

CONSELHO NACIUONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Preenchimento do Questionário.
                            Senhores Comandantes, Diretores ou Responsáveis pelas Guardas Municipais.
Solicito a gentileza de preencherem o Questionário anexo.
São informações simples, porém valiosas para tratarmos de alguns assuntos pendentes em Brasilia .
Estamos no aguardo da pesquisa elaborada pela SENASP, até lá precisamos saber com exatidão o número de Guardas Municipais existente no Brasil.

conselhonacional.gcm@gmail.com

JOEL MALTA DE SÁ
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais
Conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça

GUARDA MUNICIPAL DE PELOTAS (RS) INICIA TREINAMENTO COM O EXÉRCITO



Inicia nesta segunda-feira, 26/11, o treinamento do pelotão da Guarda Municipal (GM) pela Polícia do Exército. O curso, com duração de uma semana, ocorrerá no quartel da 8º Brigada de Infantaria Motorizada das 8h às 12h.
Cerca de 30 integrantes da GM receberão técnicas de controle de invasões de prédios públicos. O curso será ministrado pelo comandante do 8º Pelotão, capitão Eduardo Freitas Gorga, e por sarentos que comandam grupos específicos.
Segundo o comandante da GM, Ladislau Lopes Neto, o treinamento não acarretará custo para a Prefeitura. “A iniciativa é uma parceria entre as forças, sem custo para nenhuma das partes”, declara.
Na manhã do dia 30, haverá cerimônia de formatura do pelotão da GM no quartel do Exército.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Guarda Municipal de Atibaia Tem 14 Novos Integrantes


gm-int1.jpg
GMs passaram por Curso de Formação e receberam os certificados das mãos das autoridades
A Guarda Municipal de Atibaia conta, a partir desta semana, com 14 novos integrantes. Em evento realizado no Fórum Cidadania, os novos guardas receberam na terça-feira, dia 13, os certificados do Curso de Formação das mãos das autoridades do município. "Os novos GMs venceram diversas etapas para chegarem até aqui. A primeira vitória foi a aprovação no concurso público, que foi bastante rígido.

Depois, passaram por um período de treinamento e, em nenhum momento, deixaram de lutar pelos seus objetivos. Agora fazem parte de uma corporação de respeito, que tem posição importante no complexo de segurança pública de Atibaia", disse o prefeito Dr. Denig.

Entre familiares, amigos e autoridades, os novos GMs fizeram o juramento de servir a sociedade atibaiense e receberam das mãos do secretário de Segurança Pública, Fábio Magro, o botom da corporação, afixado na lapela do uniforme. Bastante emocionado, Fábio Magro agradeceu todas as pessoas que trabalharam com ele nos últimos oito anos à frente da Secretaria de Segurança Pública, destacou o apoio de profissionais e amigos e desejou boa sorte aos novos membros da corporação.

"Dr. Fábio Magro conseguiu em Atibaia o que muitos municípios não conseguiram, que é integrar as forças policiais. Hoje, a Guarda Municipal trabalha em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal", disse o juiz diretor do Fórum, José Augusto Reis de Toledo Leite, em seu discurso. O prefeito Dr. Denig também destacou essa conquista: "Foi um trabalho de união de esforços em prol de um objetivo comum, que exigiu articulação, carisma e respeito".

No evento de terça-feira estiveram presentes também: vice-prefeito Ricardo dos Santos Antonio, desembargador de Justiça, Dr. Carlos Eduardo de Carvalho (representando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo); delegado titular da Polícia Civil de Atibaia, Dr. Sebastião Alves de Oliveira; juíza de Direito da 2ª Vara Criminal, Drª Carolina Reis de Toledo; vice-prefeito eleito, Mario Inui; inspetor chefe operacional da 3º Delegacia da Polícia Federal, Paulo Roberto Colunna; delegado da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Tomás; Tenente Carili (representando o comandante do 34º Batalhão Policial Militar do Interior); sub-tenente PM Cirillo (representando o comandante da Polícia Rodoviária Estadual de Atibaia); vereadores Emil Ono, Baixinho Barbeiro e Paulo Catta Preta; vereadores eleitos Jorge Jesus Silva e Lucas Cardoso;  secretário de Recursos Humanos, José Carlos Croth; promotor de Justiça, Dr. Florindo Camilo Campanella; e presidente do Lions Clube de Atibaia, Lilian Maria Araújo Veigo.

SÃO JOSÉ/SC - Base da GM sofre atentado


Nesta madrugada a base da Guarda Municipal de São José- SC, região metropolitana Florianópolis, foi atingida por quatro (4) tiros e  quinze(15) tiros nas viaturas. A Guarda Municipal de São José-SC não utiliza armamento, tornando a situação ainda mais grave, pois em um possível confronto os agentes estariam sem condição de reação, tornando-se alvo fácil à bandidagem.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Guarda Municipal de Viçosa do Ceará Efetua Prisão


 
 
No dia 19 de novembro de 2012, durante rondas preventivas efetuadas pela VTR da Guarda Municipal de Viçosa do Ceará, nas proximidades do Mercado Público, a patrulha composta pelos Guardas Henrique e Brito, com o apoio dos Guardas Siqueira, Dionísio, Iraldo e Passos efetuaram a prisão de um indivíduo de nome Carlos José da Silva (44), alcunha "Carlinhos Tatuagem", natural da cidade de Sobral/CE. O indivíduo foi visto, por um Guarda Municipal, na "feira das verduras", furtando de um idoso (não identificado) uma quantia em dinheiro. 
 
A mensagem do flagrante foi repassada "via HT" na frequência da GCMVC e em poucos minutos e a poucos metros do local do crime, o "Carlinhos Tatuagem" foi detido e confessou o crime. Com este também foi encontrado um aparelho celular da marca Samsung. Já na Delegacia de Polícia Civil de Viçosa do Ceará, a composição da GCMVC junto com policiais do Ronda do Quateirão e do POG conferiram a quantia furtada, não podendo ser esta mencionada, pelo fato de que a vítima não foi localizada, portanto, o valor seguirá sobre segredo de justiça. Apenas a proprietária do celular foi localizada e compareceu a DPC. 
 
Após unir os elementos necessários para materialização do flagrante/crime, a composição da Guarda Civil Municipal fez deslocamento à cidade de Ipu/CE (plantão da região da Ibiapaba) para apresentar o acusado à Autoridade Policial de plantão. Após os trâmites legais o Carlos José foi recolhido à Cadeia Pública de Viçosa do Ceará ficando à disposição da Justiça. O acusado já possuia três mandados de prisão em aberto, todos pelo Artigo 155 do CP (furto) e deve ser transferido para Penitenciária (PIRES) em Sobral/CE.

Guarda Municipal Deu Início as Atividades da Campanha Calçada Legal

A Guarda Municipal de Viçosa do Ceará realizou no dia 10 de novembro de 2012 a primeira etapa da Campanha: Calçada Legal, que visa a desobstrução das calçadas e vias no centro comercial da cidade. 
Durante a semana que antecedeu o dia da operação, duas equipes, com quatro Guardas Municipais cada uma, fizeram a entrega comércio a comércio de um folheto informativo, cientificando o proprietário do estabelecimento sobre o seu dever, no que se refere a manter a calçada desobstruída, ou seja, sem expor suas mercadorias além dos limites físicos do seu comércio; outra equipe efetuou a mesma ação, porém voltados para os veículos de transportes alternativos, a fim que de estes não estacionassem nos locais em que foram colocadas placas de "proibido estacionar" temporária, ou seja, que serão colocadas somente em dias de grande aglomeração. 
A operação transcorreu com total tranquilidade, e é justo reconhecer que este sucesso só foi possível porque todos os envolvidos cumpriram o seu papel dentro do processo de garantia dos direitos embutidos neste projeto. "A campanha terá continuidade durante o mês de novembro e nosso objetivo é de termos, até o início de dezembro, todos os comerciantes, ambulantes e condutores de transportes alternativos conscientizados."

Guarda Municipal de Sobral Participa de Capacitação Técnica Para o Uso de Tecnologias Não Letais


 
 
A secretaria da Cidadania e Segurança, realizará nos dias 29 e 30 de outubro, um curso de Tecnologias Não Letais. O curso será ministrado pelo Subinspetor da Guarda Civil Municipal, Paulo Adriano, sendo direcionado aos integrantes da Guarda Municipal.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da Guarda Municipal sobre a importância de se conhecer e utilizar novas técnicas e tecnologias que podem ser tão eficazes (ou mais) quanto as existentes atualmente.

A FOTO DO GRANDE GUERREIRO QUE PERDEU A SUA VIDA NO DIA 17/11, NO MUNICÍPIO DE ESTIVA GERBI



A Bíblia diz que está marcado para que nós morramos uma vez, e após isso virá o julgamento (Hebreus 9:27). Aqueles que foram feitos justos irão para a vida eterna no céu.Deus, ha de julgar as obras desse guerreiro quando de passagem por esta terra de angustia e dor.

GM falava ao celular com a mulher antes de morrer em Estiva Gerbi, SP Agente de segurança, de 45 anos, foi baleado nas costas por assaltantes. Comandante da GM acredita que ladrões conheciam a vítima.

O Guarda Municipal Márcio Aparecido Juliare, de 45 anos, morto durante um assalto a um posto de combustíveis na noite de sábado (17), em Estiva Gerbi (SP), estava falando ao celular com a mulher antes de ser atingido nas costas por um dos assaltantes. A informação é do comandante da Guarda Municipal, José Carlos Del Passo. O guarda estava dentro do carro e ao perceber a movimentação tentou prender os criminoso estemunhas disseram que o guarda fazia “bico” de segurança no local nas horas vagas. Sobre isso, o responsável pela corporação declarou que sabe apenas que Juliare estava em férias. Del Passo disse ainda que não está descartada a hipótese dos assaltantes terem disparado por saberem que Juliare era agente de segurança.“Com certeza sabiam que ele era polícia”, afirmou o comandante.

Questionado sobre casos de policiais civis e militares vítimas de atentados no estado de São Paulo, Del Passo descartou ligação entre o latrocínio, roubo seguido de morte, e os ataques creditados a uma facção criminosa. Para ele, o caso foi um latrocínio.

O Caso Dois homens chegaram ao posto de combustíveis localizado na entrada de Estiva Gerbi por volta das 21h de sábado (17). Segundo a Guarda Municipal e a Polícia Militar, Márcio Aparecido Juliare tentou dar voz de prisão aos assaltantes e foi atingido por dois tiros, sendo um nas costas. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Ninguém foi preso. Os ladrões levaram R$ 800 do estabelecimento.

Estiva Gerbi, antigo distrito subordinado ao município de Mogi-Guaçu, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 7644, de 30 de dezembro de 1991.