Seguidores

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) TEM NOVO COMANDANTE



Por: Silva Júnior - Estudante do segundo semestre de Direito na Faculdade Unime e Guarda Municipal concursado ha 5 anos, Jarbas Pires é o novo Comandante da Guarda Municipal de Lauro de Freitas.
Jarbas concedeu uma entrevista ao Portal Lauro News Online onde ele destaca os momentos desde a criação da Guarda aqui na cidade, as dificuldade e as principais bandeiras que ele e seus companheiros levantaram para que esta coorporação pudesse ter um verdadeiro reconhecimento através da valorização da atual gestão municipal, como ele mesmo destaca.

Lauro News - A Guarda Municipal é composta por quantos efetivados, dentre eles, contratados e concursados ao todo?
Jarbas Pires - Hoje, a Guarda é composta por 150 membros ao todo mas, a nossa meta é a de serem todos concursados. A lei de criação diz que o plantel da Guarda Municipal (GM) tem que chegar em até 600 efetivos.
Lauro News - A Guarda Municipal passou por dificuldades no período da gestão petista?
Jarbas Pires - Obviamente que sim, tratavam a gente da pior forma possivel, nosso ex coordenador era totalmente político. A secretária de administração e o superintendente só estavam ali para travarem as nossas atividades.
Lauro News - Independentemente deste reconhecimento que a nova gestão realiza para com a coorporação, a sua espectativa obviamente é a maior e melhor possivel no desenvolvimento da GM aqui na cidade. Fale sobre estas possibilidades na ampliação dos serviços e projetos.
Jarbas Pires - O Prefeito Dr. Márcio Paiva nos prometeu veiculos novos, inclusive caminhonetes. Novo fardamento e equipamentos. Uma sede digna, respaldo público reconhecimento, e dentro do possivel, uma melhoria salarial para toda a tropa. Prometeu que seremos referencia na Bahia e que outras Guardas virão para se capacitarem aqui em Lauro de Freitas.
Lauro News - E no que diz respeito aos planos, projetos, parcerias. Já estão todos estes "engatilhados?", ou depende ainda de alguma conversação?
Jarbas Pires - Alguns projetos já estão sendo analisados. O projeto "Mensageiros da Paz" deve continuar, para amenizar o índice de violência nas escolas e muito em breve a GM deve estabelecer parceria com a Policia Militar assim que a tropa estiver equipada e perfilada. Todo projeto de reestruturação já foi entregue ao secretário que gostou e elogiou muito.
Lauro News - Como novo Comandante da Guarda Municipal da nossa cidade, o que você gostaria de dizer aos nossos cidadãos sobre o que podem esperar da coorporação nesta nova fase?
Jarbas Pires - Que nos deém um voto de confiança e um tempo para arrumarmos a casa que ficou "bagunçada" pois, o Prefeito eleito é parceiro do serviço publico e da Guarda. Ele nos dará subsídios palpáveis para contribuirmos com a responsabilidade do município na segurança direta da cidade.

Secretário de Trânsito e Transportes (SMTT) Mustar e Jarbas Pires

Jarbas Pires Cerqueira Santos possui um vasto currículo composto por diversos cursos e qualificações na área de segurança pública. Algumas delas representadas como suas funções à frente da Presidência da Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Lauro de Freitas, Presidente do Conselho Deliberativo da Federação das Associações de Guardas Municipais da Bahia – FEBAGUAM
Participou de diversos cursos e seminários, fóruns e oficinas como o XXº Congresso Nacional de Guardas Municipais no Rio de Janeiro e o 1º Fórum Nordeste de Segurança Pública Municipal em Petrolina/Pe e Juazeiro/Ba.

Fonte: Lauro News On line

O GM Jarbas Pires que é integrante da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, compondo também o quadro de instrutores desta instituição. Já ministrou cursos de capacitações para as Guardas Municipais de Irará, Santanópolis, Água Fria, Jeremoabo, Coronel João Sá, Santo Antônio de Jesus e Santo Estevão, além disso também ministrou aulas no curso de Normas Gerais de Atuação para Guardas Municipais – NGA na cidade de Jacobina.
Através da Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito – AGAT/LF, juntamente com outros guardas de Lauro de Freitas participou de várias reivindicações de melhorias para a GMLF, inclusive apresentando um projeto de reestruturação da corporação.
A experiência e o conhecimento de um Guarda Municipal no comando desta corporação faz toda a diferença, o comando de carreira também vem sendo uma luta grande por diversas GM´s na Bahia, e Jarbas Pires com os demais companheiros de Lauro de Freitas já vinham buscando isso, tendo mostrar e implantar essa questão desde a gestão anterior, porém não tiveram sucesso, entretanto esta oportunidade na nova gestão os guardas municipais poderão mostrar a sua competência e que é possível guarda comandar guarda, dando agilidade, disciplina, organização, aplicando conhecimento e experiências através de cursos, congressos e capacitações, e também com trocas de informações com diversas GM´s do Brasil, trazendo o melhor para a Lauro de Freitas, adaptadas as condições atual do município.
Em Lauro de Freitas os guardas municipais passaram por diversas dificuldades, chegando a paralisar diversas vezes por faltas de condições adequadas de serviço, sem falar das perseguições e desmandos ocorridos na gestão anterior. Mas a nomeação do guarda municipal Jarbas Pires, já significa uma grande mudança, um sinal que a causa da luta na qual os guardas municipais lutam vale a pena.

Por Alan Braga – Secretario do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário