Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2013

Guarda Municipal Flagra Dupla e Recupera Veículo Roubado em Praia Grande

Graças à agilidade do sistema de comunicação da Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Praia Grande, dois homens foram presos na madrugada desta quinta-feira (24), no Bairro Forte, minutos após terem assaltado uma família e fugido com o carro roubado. Interligada ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), com a central é possível acompanhar ocorrências praticamente em tempo real.
Até dezembro de 2012, de acordo com o inspetor da central Alexandre Nascimento Silva, o procedimento era mais complexo: a Polícia Militar passava as ocorrências para a Central de Videomonitoramento, que por sua vez repassava para a Central de Operações e Estatísticas (Cope), que então acionava as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM). “Em novembro, começamos a fazer a alteração do Cope, que não funcionava no mesmo espaço físico que a Central de Monitoramento, para o mesmo lugar. Isso agilizou muito a comunicação. Hoje, com o sistema totalmente implantado, nosso trabalho não está restrito às imagens, está muito mais completo. Recebemos a informação, imediatamente o Cope aciona as viaturas e, quando necessário, fazemos o monitoramento pelas imagens”.
Foi assim que na madrugada de quinta-feira (24) uma viatura da GCM conseguiu localizar, no Canto do Forte, o Citroen C3 que havia sido roubado minutos antes, no Boqueirão. Ao receber as informações pelo rádio da viatura, os guardas que patrulhavam a Cidade logo viram um carro com as mesmas características das informadas e abordaram o veículo, conseguindo prender dois dos assaltantes. O carro foi recuperado e entregue às vítimas.
Polícia Militar passava as ocorrências para a Central de Videomonitoramento, que por sua vez repassava para a Central de Operações e Estatísticas (Cope), que então acionava as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM). (Foto: Divulgação)
Desde que foi criado, em 2002, o sistema tem sido uma importante ferramenta não só para a Guarda Civil Municipal na proteção ao patrimônio público e aos munícipes, como também para as polícias Militar e Civil na apuração e investigação de crimes. Um exemplo foi a detenção de um rapaz na tarde desta quinta-feira (24), quando tentava furtar uma bicicleta que estava no bicicletário da Prefeitura. “Tínhamos a informação de que ele agia ali e passamos a monitorar há alguns dias. Conseguimos detê-lo, apreendendo inclusive as ferramentas que ele usava para estourar os cadeados”.
Funcionando 24 horas, a Central de Videomonitoramento já resultou na diminuição de 95% dos casos de vandalismo contra prédios públicos municipais. Ao todo, são 1.530 câmeras instaladas em diversos pontos da Cidade, especialmente na orla da praia, centros comerciais e principais ruas e avenidas, como a Presidente Kennedy e a Via Expressa Sul.
 
 
Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2013/01/guarda-municipal-flagra-dupla-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário