Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE

Vídeo monitoramento, a nova visão da Segurança Pública

Sala de videomonitoramento da Guarda Municipal amplia combate à violência no Cabo de Santo Agostinho

A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho comemorou a inauguração da sala de videomonitoramento, uma importante ferramenta na prevenção da violência, que permite otimização do trabalho, abordagens mais precisas e vigilância na cidade por 24 horas. O prefeito Lula Cabral e o secretario Luis Lima anunciou a instalação de mais 50 novas câmeras de vigilância na cidade, o que vai contribuir para a prevenção e o combate de ações criminosas. é uma ferramenta a mais que a Guarda ganha em sua trajetória na luta por uma cidade mais segura.
O prefeito destacou o trabalho da Guarda Municipal, que tem contribuído cada vez mais para o bem estar da população. “Desde a fundação, a Guarda se expandiu, ganhou novas atribuições e vem se transformando em uma parceira permanente dos cabenses. A cidade se orgulha e agradece o empenho de cada um dos integrantes da instituição na execução das tarefas diárias”. A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho é referência para outras cidades e que a instituição está no caminho certo para realizar as mudanças que a população merece.

A Guarda Municipal é uma organização de natureza eminentemente civil, de caráter social, integrada por servidores que atuam no âmbito do município como agentes de autoridade policial para todos os efeitos legais. Dentre suas atribuições destacam-se:
- Prevenir, proibir, inibir e restringir ações de pessoas que atentem contra bens, serviços e instalações municipais;
-Educar, orientar, fiscalizar, controlar e policiar o trânsito nas vias e logradouros municipais, visando segurança e fluidez no tráfego;
- Vigiar e proteger o patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental do município, adotando medidas educativas e preventivas;
-Exercer sua função com o objetivo de proteger a tranqüilidade e segurança dos cidadãos;

-Colaborar com órgãos estaduais para o desenvolvimento e o provimento da segurança pública, visando cessar as atividades que violam as normas de saúde, higiene, segurança, funcionabilidade, moralidade e qualquer outra de interesse do município.

Mesmo sendo uma corporação municipal, a Guarda Municipal pode receber cooperação técnica-financeira do Estado, através da celebração de contrato entre a Prefeitura do Município e órgãos competentes dos poderes públicos Estadual e/ou Federal, objetivando atendimento pleno das necessidades municipais.
Algumas ações realizadas pela Guarda Municipal

Muitas ações podem se desenvolver em conjunto com autoridades municipais como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público e a Defesa Civil. São elas:

- Atuar em conjunto com a Defesa Civil em casos de calamidades públicas (enchentes, deslizamentos, etc.);
- Apoiar o Ministério Público;
- Efetuar policiamento preventivo e ostensivo no âmbito municipio.

A Guarda Civil Municipal renovou sua sede. O lado humano e profissional também foi objeto de investimento por parte da Prefeitura e dos integrantes da corporação, uma vez que os guardas municipais participaram de diversos cursos, entre eles, sobre aprimoramento das técnicas de defesa pessoal, cidadania, direitos humanos, ética, trânsito, abordagem de veículos e tiro (apenas aqueles efetivamente capacitados e treinados possuem porte de arma). Hoje, a Guarda Municipal do Cabo está profissionalizada e seus 386 servidores desempenham importantíssimo papel na proteção dos próprios munícipes, bem como na atuação em questões de auxílio à segurança pública.
Endereço da Guarda Municipal:
Br 101 sul, km 100, Cabo - Centro PE ,CEP: 54510-390.
Telefones:
(81) 3524-4756 / 3521-6763
- Inspetoria 2 - Charneca:
R- 42 nº 96. Fone: 3524 - 9109
- Inspetoria 3 - Ponteznha:
BR 101 km 28. Fone: 3479 - 6944
- Inspetoria 4 - Gaibú:
Av. Laura Cavalcante. Fone: 3512 - 7002
- Inspetoria 5 - Jussaral:
Rua Marqueis do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário