Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2013

ACORDO COLETIVO 2013 O CUMPRIMENTO DA LEI Nº 12.740, ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PARA A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA.

SINDSERVA COLOCA NA PAUTA DE REINVIDICAÇÕES
DO ACORDO COLETIVO 2013 O CUMPRIMENTO DA LEI Nº 12.740,
ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PARA A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA.
 30/04/2013




O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Varginha Sr. Airton Ribeiro e o Vice presidente  Sr. Cláudio do Espirito Santo recebeu nesta tarde desta segunda feira (29/04) Maurício Maciel, Coordenador da ONG SOS Segurança Dá Vida, para tratar de assuntos de interesse da categoria Guarda Municipal, em especial a Lei LEI Nº 12.740, DE 8 DE DEZEMBRO DE 201212, que obriga o pagamento do adicional de periculosidade de 30% sobre o salário.


                 Tendo em vista que o mês de Maio de 2013 é a data base para negociação coletiva da classe dos funcionários da Prefeitura Municipal de Varginha, das Autarquias e Fundações Municipais, conforme dispõe o art. 93 da lei Orgânica do Município de Varginha, o Presidente assumiu o compromisso de pautar a matéria nas reuniões de negociações coletiva, fazendo constar como um dos itens de prioridade o adicional de periculosidade.


                  O presidente do Sindicato Sr. Airton Ribeiro reiterou que, não medirá esforços, sensibilizado da importância desse direito acredita que existe um canal de negociação para aprofundar o debate entre o Sindicato e o executivo nesta negociação coletiva, sendo que a Lei LEI Nº 12.740 é bastante clara e não deixa dúvidas, o adicional de periculosidade ao Guarda Civil deverá ser paga.


                 Em perfeito entendimento Sr. Airton Ribeiro sensibilizou o bastante para ficar  acertado que se tiver um entendimento contrário,  o Sindicato imediatamente irá buscar  na justiça os direitos dos Guardas Municipais e o pagamento retroativo do adicional de periculosidade desde Janeiro de 2013 na justiça.
               “Não tenho duvidas que o  SINDSERVA segue firme na luta dos direitos dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa, conquistando vitórias para a categoria apoiamos mobilizações importantes da classe”, afirma  Maurício Maciel.

CARTA ABERTA DE MAURICIO MACIEL EM DEFESA DA APLICAÇÃO DA LEI Nº 12.740
PROTOCOLADA JUNTO AO SINDISERVA.

Varginha, 29 de Abril de 2013.
À: Sr. Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Varginha.

Att: Sr Airton Ribeiro - Dretor Presidente.
Ref.: Reconhece e solicita que inclua as reivindicações dos Guardas Municipais na pauta da reunião  de negociação coletiva, fazendo constar como um dos itens de prioridade a função de Guarda Civil Municipal como atividade de risco para  de  “concessão de adicional de periculosidade como um direito devido”.
Prezado Senhor,
Como é do seu conhecimento, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei LEI Nº 12.740, DE 8 DE DEZEMBRO DE 201212, que obriga o pagamento do adicional de periculosidade de 30% sobre o salário dos funcionários, devido ao risco de roubos ou outras espécies de violência física.

Da Lei LEI Nº 12.740:

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faz saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:

I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;

II- roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.

Tendo em vista que o mês de Maio de 2013 é a data base para negociação coletiva da classe dos funcionários da Prefeitura Municipal de Varginha, das Autarquias e Fundações Municipais, conforme dispõe o Art 93 da lei Orgânica do Município de Varginha, venho solicitar de Vossa Senhoria que inclua as reivindicações dos Guardas Municipais na pauta das reuniões de negociações coletiva, fazendo constar como um dos itens de prioridade. 

SÍNTESE DOS FATOS
CONSIDERANDO que os municípios integram o Sistema Único de Segurança Pública, sendo-lhes garantido o direito à implantação de Guardas Municipais, nos termos do art. 144, § 8º, da Constituição Federal;

Art. 144 CF. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

Parágrafo 8º, do referido artigo, estabelece que “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”

CONSIDERANDO QUE A ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA;

Art. 2º LEI 4003, A GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA - GMV, é uma entidade autárquica criada, que atuará como corporação uniformizada, de acordo com o prescrito no § 8° do artigo 144 da Constituição Federal, combinando com os artigos 9o, III e 87 da Lei Orgânica do Município, que tem por finalidade

Art. 4º À Guarda Municipal caberá as seguintes atribuições:

I - executar a vigilância e proteção dos bens, serviços e instalações municipais em geral e, em especial, as escolas, creches, sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, praças, jardins e parques;

                                  CONSIDERANDO que, são periculosas as atividades ou operações, vigilância e proteção onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configura condição de risco acentuado, sendo assim inclui os Guardas Municipais desde que esteja ostensivo, fardado, a mostra, ele se torna ponto de referencia em atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.             
                                 CONSIDERANDO que, Governo Federal reconheceu o direito dos integrantes da Guarda Municipal ao adicional de periculosidade, entendendo que a função coloca o servidor em situação de risco.
CONSIDERANDO que, os Guardas Municipais, exercem efetivamente, suas atividades profissionais em risco de vida, e estão inseridos no Capitulo da Segurança Publica, no art. 144, § 8º da Carta Magna de 1988;
CONSIDERANDO que, o adicional de periculosidade é um benefício concedido ao guarda municipal efetivo que tem suas atividades profissionais ligadas a segurança pessoal ou patrimonial.
CONSIDERANDO que, O adicional de periculosidade é um valor devido ao servidor público Guarda Municipal conforme condições preestabelecidas pelo Ministério do Trabalho, regulamentada na Classificação Brasileira de Ocupações, Código (5173-30) - Guarda-civil municipal. Ressalta que o código, 5173 refere a categorias de Vigilantes e guardas de segurança conforme Ministério do trabalho.

Descrição Sumária CBO 5173-30,

Vigiam dependências e áreas públicas e privadas com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como porte ilícito de armas e munições e outras irregularidades; zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos; recepcionam e controlam a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; escoltam pessoas e mercadorias. Controlam objetos e cargas; vigiam parques e reservas florestais, combatendo inclusive focos de incêndio; vigiam presos. Comunicam-se via rádio ou telefone e prestam informações ao público e aos órgãos competentes.

CONSIDERANDO que, os Guardas Municipais foram reconhecidos como atividades de risco ocupacional no efetivo exercício de suas atribuições, tem o direito de receber o percentual de 30% (trinta por cento) sobre o valor do vencimento base, no efetivo exercício de suas atribuições .
CONSIDERANDO que, integrantes das Guardas Municipais do Sul de Minas já estão recendo e adequando a legislação federal, exemplo:Poços de Caldas MG, os integrantes da Guarda Municipal de Poços de Caldas recebem, desde janeiro deste ano, adicional de periculosidade correspondente a 30% do salário. http://nossapocos.com/2013/04/03/guardas-municipais-recebem-adicional-de-periculosidade/
Itajubá MG, Prefeito de Itajubá concede adicional de periculosidade de 30% no salário dos Guardas Patrimoniais e Guardas Municipais.
http://www.itajuba.mg.gov.br/noticia.php?id=6634
Alfenas MG, TVE ALFENAS, adicional de risco aprovado para os Guardas Municipais de Alfenas/MG.
http://www.youtube.com/watch?v=RRT_ZbXWoFo
Contagem MG, Guarda Municipal de Contagem ganha 30% em adicional de periculosidade.
http://www.folhadecontagem.com.br/portal/index.php/edicoes-da-semana-2011/267-edicao-665-23-a-29092011/4612-guarda-municipal-ganha-30-em-adicional-de-periculosidade.html
A auto aplicabilidade da Lei nº 12.740/2012 é cristalina a desnecessidade de regulamentação para a concessão do adicional de periculosidade aos Guardas Municipais.
A regulamentação do adicional aos Guardas, já foi feita, através da promulgação e publicação da Lei nº 12.740/2012 e o Guarda tem sua codificação regulada pelo Ministério do Trabalho.
Em que pese o caput do artigo 193, da CLT, com a nova redação, manter a necessidade de regulamentação do MTE, é evidente que esta exigência somente é aplicável para a concessão do adicional em caso de exposição a inflamáveis, explosivos e energia elétrica, não se aplica a segurança e proteção que já consta regulamentada pela CBO.
Como se pode ver, é inerente a profissão do Guarda Municipal, estar exposto permanentemente a roubos ou outras espécies de violência física, tanto isso é certo, que realiza o seu trabalho portando arma TAZER ou poderá usar arma de fogo. Assim, desnecessária qualquer regulamentação, o simples fato de portar arma já á mais que suficiente para o enquadramento dos vigilantes patrimoniais.
Resta argumentar que o risco da atividade dos Guardas Municipais de Varginha pertence ao mundo natural dos fatos e que suas atribuições é notoriamente perigoso, seu labor é proteger pessoas e patrimônio numa sociedade em crescente escala de violência.
Como se demonstrou é inerente à profissão do Guarda Municipal a sua exposição à risco iminente, ele é um amortecedor de conflitos, devendo ser concedido, a partir da publicação da Lei, o adicional de periculosidade.
Como todo princípio jurídico, toda e qualquer dúvida inerente à aplicação da lei trabalhista deve ser interpretada da forma mais favorável ao trabalhador. Neste sentido, não há que se falar que a lei 12.740/2012 necessita de regulamentação para que o adicional de periculosidade seja finalmente devido, visto que a profissão Guarda Civil já esta regulamentada.
A grande maioria das convenções coletivas dos Guardas Municipais, no Brasil, prevê o pagamento do adicional de periculosidade – ainda que sob outros nomes.
Concluí, diante dos motivos acima elencados, que não resta dúvida sobre a autoaplicabilidade da lei 12.740/2012, para a concessão do adicional de periculosidade aos Guardas Municipais de Varginha.
Nestes termos, solicito a Vossa Senhoria que inclua as reivindicações dos Guardas Municipais na pauta das reuniões de negociação coletiva no mês de maio, fazendo constar como um dos itens de prioridade o Adicional de Periculosidade para os Guardas Civis Municipais de Varginha.
Varginha/MG, 29 de Abril de 2013.
Mauricio Maciel
COORDENADOR DA ONG SOS Segurança Dá Vida


Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2013/04/acordo-coletivo-2013-o-cumprimento-da.html

GUARDA MUNICIPAL DE JITAÚNA (BA) RECEBE NOVOS MATERIAIS DE TRABALHO



A Guarda Municipal de Jitaúna foi contemplada na tarde de hoje (29), com fardas, coturnos, sinto de guarnição, tonfa, porta tonfa, gorro, tease, spray de pimenta, algemas e uma viatura, e em breve duas motos e um alojamento que já está sendo reformando. A GM vem evoluindo a cada dia, além dos acessórios cursos e treinamentos vem sendo tomado.


Fonte: http://febaguam.blogspot.com.br/2013/04/guarda-municipal-de-jitauna-ba-recebe.html

domingo, 28 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE COCAL-PI

        
        
        A Guarda Municipal de Cocal-PI depois de passar por situações difíceis no ano de 2012, como atrasos de salários, situação precária de fardamento, está começando a se erguer pouco a pouco no ano de 2013 com a nova administração. Dentro de alguns dias o prefeito Rubens Vieira entrará em sala de reunião para discutir com os Guardas Municipais os rumos da nossa instituição. Inicialmente o prefeito logo ao assumir a prefeitura pediu 90 dias para reestruturar a administração municipal do nosso município. Um novo fardamento já está pronto e logo chegará para todos os Guardas Municipais.

         Todos os integrantes da nossa corporação estão confiantes nessa nova administração que inicialmente está muito bem. Esperamos que a reunião aconteça em breve e que os resultados sejam satisfatório, pois sabemos que uma Guarda Municipal bem estruturada só depende da boa vontade dos gestores municipais, e que isso só será bom para a administração municipal, para os Guardas Municipais e para todos os cocalenses.

Sr. Evangelista  CMT da Guarda Municipal de Cocal - PI


Da esquerda para direita: GM Walber e GM Ferreira


Uma das equipes da GM de Cocal. Da esquerda para direita: CMT Evangelista, GM Walber, GM Ferreira e GM Dutra


Guardas Municipais Permanecem Acampados na Sede da Corporação em BH


Cerca de 200 guardas municipais ocupam, desde a noite de quinta-feira (25), a sede da corporação que fica na avenida Andradas, perto do Parque Municipal, na região central de Belo Horizonte. A categoria entrou em greve e a prefeitura já decretou situação de emergência diante da falta de agentes de segurança em instalações públicas da cidade.


A sede da Guarda Municipal foi invadida após aproximadamente mil servidores participarem de manifestações na região Central da Capital mineira. O trânsito ficou complicado durante grande parte do dia devido aos protestos, que foram destaque nos jornais de Minas Gerais nesta sexta-feira.
A PBH decretou situação de emergência até que os guardas municipais retomem seus postos. Com isso, a administração municipal poderá até contratar pessoal em regime de urgência.
GM
Servidores estão na sede da Guarda Municipal desde a noite de ontem

O Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais (Sindiguardas-MG) decidiu iniciar uma greve nesta semana. Os profissionais reivindicam o reajuste salarial, adicional de risco, posse de armas, aumento do vale lanche de R$ 1,50 para R$ 6 e a retirada imediata dos militares reformados que estão no comando da corporação.
 
Por meio de nota, a assessoria da Guarda Municipal informou que “a instituição não reconhece as declarações dadas pelo sindicato e que, caso algum guarda entre em greve, estará sujeito às punições previstas no estatuto que rege a categoria”. O órgão afirma que os profissionais receberam um reajuste de 83,75% nos últimos seis anos.
 
Fonte:  http://gmvaldecir-mangaratiba-rj.blogspot.com.br/2013/04/guardas-municipais-permanecem-acampados.html

GUARDA MUNICIPAL CABREÚVA GANHA REDE INFOSEG.


Logo


Desde o mes de Março a Guarda Municipal de Cabreuva conta com  uma nova ferramenta a rede INFOSEG, 
a rede é um sistema de pesquisa nacional e internacional, por onde é possivel averiguação de, placas de veiculos, pesquisa de individuos,numeração de arma, sendo possivel uma resposta mais rapida e detalhada sobre qualquer pesquisa realizada. dando assim mais segurança e rapidez aos atendimentos a população.

A Rede INFOSEG tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais.

A Rede disponibiliza informações por meio da internet em âmbito nacional, utilizando um Índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado, a partir de uma consulta inicial no índice, diretamente nas bases estaduais de origem, mantendo a autonomia dos estados em relação as suas informações detalhadas. A rede INFOSEG concentra em sua base de dados apenas as informações básicas que apontam para as fontes de dados dos estados, no caso das informações de processos, inquéritos e mandados de prisão.

A Plataforma da nova rede também permite a integração com qualquer tipo de sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores e armas, que disponibilizam o acesso ao usuário da Rede INFOSEG, de acordo com seu perfil de acesso, diretamente às bases do SINARM, RENACH e RENAVAM.

A forma de alimentação dos dados na base do índice nacional do sistema é feita por uma solução de atualização real time, onde, a medida que a base de dados do estado sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional do sistema infoseg em tempo real. Atualmente 25 estados já atualizam dessa forma e os 02 estados restantes já estão em processo final para subir a atualização on-line. Dessa forma a base de dados do índice Nacional reflete a realidade das bases estaduais e as integra, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país.
 

Fonte: http://gcmcarlinhossilva.blogspot.com.br/2013/04/guarda-municipal-cabreuva-ganha-rede.html
 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

João Valério de Moura Junior é novo delegado titular da delegacia de Cocal





        O delegago João Valério, o novo delegado de Cocal, natural de Recife com 27 anos de idade, assumiu na última segunda-feira dia 22 de abril de 2013, a delegacia de polícia da cidade de Cocal.
O delegado de Policia Civil Rodrigo Moreira Rodrigues, juntamente com o novo delegado visitou o gabinete do Prefeito Municipal Rubens Vieira, onde mantiveram contatos. O novo delegado já se apresentou algumas autoridades. Sobre ações e procedimento que serão adotados no município. A arpões esta pequena reunião os delegados saíram foram até a emissora de rádio Local, (Tropical FM), para esclarecer a população do município sobre o novo comando do delegado João Valério. E a razão da transferência do delegado Rodrigo para a 1ª Delegacia Regional de policia de Parnaíba.
A entrevista concedida a radio tropical falou sobre a segurança de Cocal e também a preocupação sobre o consumo de drogas e sobre tudo combate ao tráfico de drogas, “Esse é um trabalho que será de imediato e incansável” e a intenção é estar mais presente no município e assim realizar um trabalho mais efetivo.  e fazer um esforço para nunca deixar a população sem uma resposta. Buscar sempre atender a população da melhor forma possível e harmonizar as relações humanas.
E sobre a Companhia de Policia Militar em Cocal, que já melhorou bastante e espera contar com apoio da população do município de Cocal.
"Que a prioridade do delegado é trabalhar em conjunto com a companhia no  trabalho investigativo, mesmo  a Polícia Militar sendo pela natureza constitucional ostensiva." E falou que isso vai ser importante para a população, só que ganha é a sociedade e o município.
Delegado Titular de Cocal - Dr. João Valério Moura Junior
Delegado Regional de Parnaiba - Dr. Rodrigo Moreira Rodrigues
Prefeito Rubens Vieira - Delegado Titular João Valério e Dr, Rodrigo Moreira
Fonte: http://www.tropicalnoticias.com/

Guarda Municipal Morre Defendendo o Patrimônio




Guarda Municipal morre todos os dias sem ao menos ter o direito de defender sua própria vida.


Guarda Municipal morto ao defender o patrimônio público sem colete e sem arma apenas com sua própria vida. É o que acontece em várias cidades querem fazer do Guarda Municipal um alvo vivo, desarmados para morrer pelo patrimônio público e pela sociedade. Guarda Municipal também é pai de família como qualquer outro policial que tenta sobreviver diante de marginais fortemente armados e prontos para matar sem dó nem piedade. Enquanto não houver respeito com essa categoria e não houver união entre os mesmos isso vai continuar acontecendo.


 Fonte:  http://guardasmunicipaisnoticias.blogspot.com.br/2013/04/guarda-municipal-morre-defendendo-o.html

Prefeitura de SP vai gastar R$ 24,5 mi a mais por ano com cargos novos


DE SÃO PAULO
A reforma na estrutura municipal pretendida pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai aumentar os gastos anuais da prefeitura em R$ 24,5 milhões para cobrir a folha de pagamento de 348 novos funcionários.
O valor é equivalente ao orçamento da Subprefeitura do Jabaquara, por exemplo.
Neste ano, o custo até dezembro é estimado em R$ 18 milhões, pois a mudança valerá para menos meses.
O texto foi enviado à Câmara anteontem com a justificativa de adequar a prefeitura "às prioridades e ao programa deste novo governo".
A estimativa de aumento da despesa ocorre apesar do número de cargos extintos (596) ser maior do que o de cargos criados (348).
Isso porque a proposta de Haddad prioriza o corte de cargos com salários mais baixos e cria postos com remuneração mais elevada, como o de secretário municipal (salário de R$ 19.294,10).
 
QUALIFICAÇÃO
 
O plano também reduz exigências de qualificações para ao menos 67 cargos, a maioria de chefia.
Um dos cargos é o do comando da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Para tal cargo exige-se hoje "portadores de título universitário, com notório conhecimento de planejamento urbano e comprovada experiência administrativa".
Pela proposta, o prefeito poderá colocar qualquer pessoa nesse cargo, sem nenhum tipo de qualificação mínima.
O projeto prevê ainda a criação de uma secretaria específica para a aprovação de obras na capital, a Secretaria de Licenciamento, atribuição antes da pasta da Habitação.
Foi nesse setor que ocorreu o maior escândalo da gestão Gilberto Kassab (PSD), com as suspeitas de corrupção envolvendo um indicado dele, o ex-diretor do Aprov Hussain Aref Saab, suspeito de cobrar propina para aprovar obras.
A prefeitura não comentou o aumento de gastos e a redução das exigências para nomeações. Ontem, durante evento, Haddad destacou que a criação da secretaria vai agilizar a aprovação de obras e garantir a arrecadação de impostos. (ANDRÉ MONTEIRO, ROGÉRIO PAGNAN E GIBA BERGAMIM JR.)
 
 
Fonte:  http://gcmcarlinhossilva.blogspot.com.br/2013/04/prefeitura-de-sp-vai-gastar-r-245-mi.html

O GUARDA CIVIL MUNICIPAL E A LIDERANÇA NECESSÁRIA




O Guarda Civil Municipal é um agente de segurança pública. Ele vive a realidade estrutural do município, tanto em situação legislativa, quanto em fornecimento de material de trabalho, bem como em questão salarial.

Os porquês de uma pessoa ingressar na carreira de Guarda Civil Municipal são os mais variados possíveis, pois pode ser pela estabilidade adquirida no concurso público, pela admiração à profissão ou por ser uma fase intermediária em sua vida profissional. Mas, o importante será a avaliação do trabalho que o profissional prestará, uma vez que interessará para a paz da sociedade.

Ao ingressar na corporação da Guarda Civil Municipal, o antes candidato, agora se depara com uma gama imensa de conhecimentos que ele precisará dominar, caso queira ser um bom agente de segurança pública, sem incorrer em abusos e sofrer processos administrativos, cíveis e inclusive penais.

A grande dificuldade é de articular estes conhecimentos técnicos com a sabedoria da liderança necessária, pois Guardas Civis Municipais são treinados para serem líderes, a fim de saberem se impor nas situações e resolverem conflitos. Porém, Guardas Civis Municipais serão líderes nas suas atuações e liderados dentro da hierarquia, disciplina e da lealdade às suas corporações. Desde a menor até a maior graduação sempre haverá alguém para se reportarem.

A prática e os anos de experiência conseguem fazer excelentes profissionais técnicos, que saberão resolver ocorrências simples e complexas, mas o fator da liderança necessária terá quer ser muito trabalhada, a fim de que os conflitos na corporação sejam minimizados e as rusgas pessoais sejam diminuídas.

É preciso frisar que, apenas é possível melhorar o indivíduo se ele quiser, pois depende da sua vaidade e da sua visão de mundo. O egoísmo é que faz muitos dizerem “se fosse eu faria assim ou assado”. Pensadores já disseram que as críticas são feitas reservadamente e os elogios em público.

Assim, existem Guardas Civis Municipais excelentes com integrantes capacitados tecnicamente ao extremo, a ponto de serem professores, mas às vezes na ordem do dia serão alunos e se nesta posição conseguirem sorrir e assimilar a situação terão alcançado de fato a liderança necessária para fazerem suas corporações melhores e para enfrentar as críticas que vem de quem não pertence à família azul marinho.


Por Eliel Miranda 
Guarda Civil Municipal em Santa Bárbara D’Oeste. 
Formado em Direito, com aprovação no exame 132 da Ordem dos Advogados. 
Pós-graduado em Segurança Pública e Sociedade pela PUC. 
Pós-graduado em Polícia Comunitária pela UNISUL. Formado em Pedagogia. 
É professor da Faculdade Anhanguera Educacional, no curso de Gestão Pública. 
Fez o curso de Engenharia Humana, do professor Mauro Pereira Vianna. 
Foi o primeiro Corregedor da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. 
Foi Secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil em Santa Bárbara d’Oeste.
 
Fonte: http://gmvaldecir-mangaratiba-rj.blogspot.com.br/2013/04/o-guarda-civil-municipal-e-lideranca.html
 
 

Guarda de Louveira recebe reforço de 10 novas viaturas


A partir desta terça-feira (23 de abril), a Guarda Municipal de Louveira recebe o reforço de 10 novas viaturas. A aquisição foi feita com recursos próprios e a intenção é suprir a demanda da corporação, reforçada ainda este ano por 22 novos integrantes, o que aumentou em um terço o efetivo da GM. Com as novas unidades, a GM passa a contar com o total de 16 viaturas, que irão auxiliar o trabalho de patrulhamento dos prédios públicos e apoio à Segurança Pública de Louveira. 

A entrega simbólica foi realizada na tarde desta terça-feira, na Área de Lazer do Trabalhador, pelo prefeito de Louveira, Junior Finamore. “As novas viaturas colaboram para que a Guarda Municipal desempenhe o seu papel com tranquilidade e segurança. Além de fazer a vigilância dos prédios públicos e dar assistência à população, a corporação auxilia nas ações das polícias Civil e Militar”, afirma o prefeito. A vice-prefeita, Neusa Orestes, o secretário de Governo, Helio Braz, o ouvidor da Guarda Municipal, Dr. Sidnei Juarez Alonso, e vereadores da cidade também presenciaram o ato de entrega das viaturas. Viaturas alugadas Nos anos anteriores a Prefeitura Municipal de Louveira optou por alugar viaturas, em detrimento de adquiri-las em definitivo. 
 
O alto valor de locação das unidades, porém, foi o grande empecilho encontrado pela nova Administração para não renovar o contrato com a empresa locatária. De acordo com os valores do contrato, em aproximadamente 10 meses de aluguel daria para arcar com a compra definitiva da mesma quantidade de veículos semelhantes aos alugados. 
Ações da GM Entre os principais desafios da Prefeitura de Louveira está a questão da Segurança Pública. Por conta disso, desde o início do ano uma série de ações estão sendo tomadas para otimizar o trabalho da Guarda Municipal, reforçando o patrulhamento e o auxilio às demais polícias. No início do ano a corporação recebeu 22 novos integrantes e agora conta com 85 membros. Em fevereiro, 15 GMs se formaram no curso de Ronda Escolar e deram início na cidade ao projeto Patrulha Escolar – iniciativa que consta no Plano de Governo do prefeito Junior Finamore implantada para oferecer maior tranquilidade a alunos, pais de alunos e profissionais da educação, reduzindo a violência e criminalidade nas escolas e arredores. Reuniões motivacionais e cursos de qualificação – como um oferecido pela Polícia Federal, de instrução em armamento e tiro – também foram realizadas. Operações nas ruas, sobretudo nas entradas da cidade, se tornaram mais frequentes e, com o efetivo nas ruas, a GM pode realizar diversas prisões e apreensões de drogas em grande escala, ganhando projeção pela mídia regional e estadual
 
 
Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2013/04/guarda-de-louveira-recebe-reforco-de-10.html